Este evento já ocorreu

33ª Paixão de Cristo de Piracicaba terá inovações teatrais e áudio ao vivo

Crucificação – crédito Tiago Rocheto

Crucificação de Jesus. (foto: Tiago Rocheto)

Tradicionalmente encenada na semana da Páscoa, a 33ª Paixão de Cristo de Piracicaba está prestes a estrear com novidades no formato que devem tornar a apresentação ainda mais viva para o público e elenco.

O espetáculo mais popular da cidade, que está entre as maiores produções nacionais a céu aberto, acontece de 6 e 9 de abril (quinta-feira a domingo), às 20h, no Parque Engenho Central. Na Sexta-feira Santa haverá uma sessão extra, às 17h, totalizando cinco apresentações nesta temporada.

Nesta edição de 2023, Dagoberto Feliz será o diretor artístico e Marcella Vicentini é assistente de direção e preparadora corporal de elenco.

A venda dos ingressos para a arquibancada pode ser realizada online no site megabilheteria.com. O valor da arquibancada é R$ 20 (inteira) ou R$ 10 (meia-entrada). Também serão vendidos ingressos diretamente na bilheteria do espetáculo, arquibancada e cadeiras numeradas, com abertura duas horas antes da apresentação.

A realização é conjunta entre Associação Cultural e Teatral Guarantã, Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal: União e Reconstrução. Através da Lei de Incentivo à Cultura, o Patrocínio Master é do Magazine Luiza e Patrocínio da Caterpillar Brasil e Toyota Nippokar.

Desafios

O orçamento arrecadado para 2023 foi de R$ 500 mil. O ano passado, cerca de 8.500 espectadores acompanharam a programação. Por isso, a expectativa é alta para esta edição. São esperadas no Parque Engenho Central até 2.500 pessoas por sessão. Conforme destaca a presidente da Associação Guarantã, Rosângela Pereira, a encenação passou por inúmeras dificuldades desde o final do ano passado. Mas a plateia poderá contar com novidades.

“Temos nos dedicado muito para a realização desta edição tão significativa para os cristãos, afinal, representa o último ano de Jesus fisicamente na terra. Passamos por muitos desafios, um medo constante de não conseguir apresentar a montagem em 2023. Mas estamos neste processo difícil que irá terminar com a ressurreição do nosso espetáculo. Queremos, portanto, deixar o convite para que o público prestigie a 33ª Paixão de Cristo. Teremos novidades importantes em prol da encenação, mas que estão nos dando frio na barriga. Por isso, precisamos do apoio, energias positivas e orações dos piracicabanos que amam esta história e o que ela significa, bem como daqueles que amam o teatro da nossa cidade”.

Inovações

As inovações de 2023 são propostas de Dagoberto Feliz para tornar o espetáculo mais “orgânico”. Para isso, a ideia do diretor foi tirar o som gravado. Deste modo, os atores usarão microfones para expressar as falas dos personagens. Porém, as inovações não terminam aí. Dagoberto, carinhosamente chamado de Dago pelos atores e parceiros de trabalho, afirmou que está trazendo para a Paixão de Cristo um pouco da sua longa experiência com teatro de grupo.

“Quando o Guarantã entrou em contato comigo, através da Rosângela Pereira, a proposta era focar no trabalho com os atores e atrizes. Eu já havia dirigido o espetáculo em 2005, em um outro contexto histórico e realidade. Neste ano não teríamos a possibilidade de desenvolver os workshops, devido a contenção de recursos, então a ideia era que eu trabalhasse também nesta preparação de elenco. Cheguei com esta demanda e querendo primeiramente conhecer as pessoas. Não sabia muito o que iria acontecer. Ao longo dos ensaios foram surgindo algumas ideias que estarão na encenação”.

Apesar de parecer simples, a questão do uso de gravação foi sempre uma alternativa técnica para tornar o som mais nítido à plateia. Pois o vento, o arfar dos atores e mesmo outros problemas com equipamentos poderiam arruinar a apresentação. Conversando com profissionais da área, neste ano a equipe sentiu-se confiante de fazer a tentativa do texto sendo dito ao vivo, mas com algumas adaptações, para não comprometer a qualidade.

“Sempre me incomodou ter todo o texto gravado, mas essa era a possibilidade técnica possível. Conversando com o Guarantã e o pessoal do som, propusemos esse novo formato com o elenco principal: teremos sempre um ator ou atriz dublando e outro(a) fazendo a cena. Em cada dia de apresentação uma dupla cumprirá uma determinada função. Ou seja, quem fez a voz na noite anterior, será o corpo do personagem no dia seguinte e vice-versa”.

Teatro épico

Este tipo de encenação, conforme confirma Dagoberto, faz parte de um estilo de teatro bastante conhecido no universo das artes cênicas. “É um estilo chamado teatro épico narrativo, também considerado metateatral, pois busca não enganar o público. Todos sabem que o que está acontecendo é um teatro. Convidamos, deste modo, quem assiste a entrar nesta brincadeira”.

A encenação de teatro épico narrativo concentra-se no papel dos atores contando uma história, para além da interpretação de um personagem dramático. Deste modo, quem interpreta não é o fundamental, o mais importante é a narrativa. “Através de exercícios cênicos fomos conhecendo e elenco e assim definimos quem faria os personagens. Nunca buscamos um perfil. Tanto que as duas Marias são diferentes, os Jesuses também, as Madalenas e quase todos os atores que fazem duplas diferem muito entre si”.

Raízes

Apesar de grandes as novidades em relação ao formato da encenação, o roteiro da 33ª Paixão de Cristo deve manter suas raízes. “Tem uma coisa muito interessante do texto do ano passado, feito pelo Marcos Tadeu, que são as cenas curtas. Esse tipo de narrativa provoca um movimento na dramaturgia, um ritmo interessante, contemplando o que é essencial e entregando a história para a próxima cena. O Marcos foi muito esperto e eu ‘roubei’ isso da sua dramaturgia. Mas, como sou dos antigos, mantive alguns textos clássicos, como “O Mártir do Calvário”, do dramaturgo português Eduardo Garrido, escrito em 1902, bem como algumas passagens importantes da história”.

Na opinião do diretor, a Paixão de Cristo de Piracicaba não é um lugar de experimentação. Ele considera que a montagem tem função social, comunitária e cultural. Portanto, diversas vozes estão sendo ouvidas e consideradas na construção dessa experiência que começará para o público no dia 6 de abril.

Os ensaios da 33ª Paixão de Cristo de Piracicaba continuam acontecendo até a estreia da encenação. Às sextas e sábados, encontram-se os 40 atores e atrizes protagonistas da edição, na sede da Guarantã; e aos domingos, no Parque Engenho Central, reúnem-se as 150 pessoas que integram o elenco total.

O evento é uma realização de: Grupo Guarantã, Prefeitura de Piracicaba, Ministério da Cultura e Governo Federal: União e Reconstrução, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. E conta com o patrocínio Master de Magazine Luiza, juntamente com os apoios de Caterpillar Brasil e Toyota Nippokar.

Serviço

33ª Paixão de Cristo de Piracicaba

Quando: de 6 a 9 de abril, às 20h; e Sexta-feira Santa (dia 7), também às 17h (sessão extra).

Local: Parque Engenho Central (av. Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende)

Ingressos online para arquibancada: https://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20230323145730 /

Links curtos:  l1nq.com/mu9OO / https://abre.ai/f1kj

Valor dos ingressos para arquibancada: R$ 20 (inteira) ou R$ 10 (meia-entrada: estudantes, idosos, professores, PCDs e crianças até 12 anos).

Informações: www.guaranta.org.br

Informações sobre o evento

Datas e horários

06/04/2023–09/04/2023 20:00

Local

Engenho Central

Avenida Beira Rio, s/n

Centro

CEP 13405-123

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Valores: consulte o organizador
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta