Este evento já ocorreu

Fentepira segue até 12 de novembro

fente

O Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (Fentepira) inaugura a mostra principal nesta sexta-feira, 3 de novembro, no Sesc Piracicaba, com o premiado espetáculo Hotel Mariana, cujos relatos de sobreviventes do rompimento de uma barragem em Mariana (MG) em 2016 dão base à narrativa construída pela companhia Verbatim. A encenação começa às 20 horas, logo após a abertura oficial do Fentepira 2017, um evento da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, realizado pela W Cultural.

Seis espetáculos compõem a mostra principal do 12º Fentepira, que se estende até 12 de novembro e, junto às oficinas, residências e bate-papos, ocupam diversos espaços da cidade, como o Teatro Erotídes de Campos, a praça José Bonifácio, Ponto de Cultura Garapa, Floreia Teatro Espaço de Artes e a Estação da Paulista. Toda a programação, exceto o espetáculo de abertura, é gratuita.

Após a abertura da 12ª edição com Hotel Mariana no Sesc, o Fentepira vai para o Teatro Erotídes de Campos (Engenho Central), onde, no domingo, 5, a Cia Le Pla Du Jour encena às 16 horas a peça “Cinderela Lá Lá Lá”. As apresentações da mostra principal retornam no dia 10 de novembro (sexta-feira) com Alice no País das Maravilhas (Cia Balanganda), às 18 horas na praça José Bonifácio, e A Terceira Margem do Rio (Grupo Letras de Rosas), às 20 horas, no Teatro do Engenho.

No sábado dia 11, o Teatro do Engenho recebe a Cia Cena, que às 20 horas apresenta O Gato Preto, e, para encerrar a 12ª edição do Fentepira, também no Teatro Erotídes de Campos, a Cia Le Plat Du Jour encena Peter Pan e Wendy.

Exclusivamente aos atores de companhias selecionadas para a mostra deste ano, acontecem as residências. As atividades, que acontecerão sempre um dia após a apresentação de uma peça, consiste em reunir os atores com experientes teatrólogos para debater sobre temas relacionados ao ofício da arte.

O 12º Fentepira realizará ainda bate-papos com o público, em eventos gratuitos – a inscrição pode ser confirmada por meio do e-mail contatofentepira@gmail.com. Na sexta, dia 3, os renomados atores e diretores piracicabanos, Felipe de Menezes, Antonio Chapéu e Benedita Giangrossi debatem o teatro das 20 às 22 horas no Floreia Teatro. Outras duas acontecem nos dias 4 e 5, sempre às 15 horas, também no Floreia.

Por Lei Municipal de 2014, a 24ª Mostra de Teatro Estudantil também acontece dentro do festival, este ano, de 6 a 11 de novembro no Galpão 5 do Engenho Central e no Teatro Erotides de Campos, com participação de grupos de escolas do ensino público e particular da cidade. A mostra é tradicionalmente conhecida como a principal fomentadora das artes cênicas entre crianças e adolescentes de Piracicaba e região.

Oficinas

A programação do Fentepira 2017 contempla quatro oficinas. A de dramaturgia aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro no Senac Piracicaba, e foi ministrada por Moacir de Ferraz Carvalho Filho. No dia 30, aconteceu oficina sobre iluminação com André Lemes, o responsável pela criação da luz na montagem da Paixão de Cristo de Piracicaba. A oficina de cenografia será dia 4 de novembro no Sesc, com Munir Pedrosa, da companhia Verbatim. Também tem uma sobre a história do teatro, dia 02 de novembro, às 14h, no Floreia.

Programação dos espetáculos

Sexta-feira, 3 de novembro

20 horas – Hotel Mariana, no Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro)
Entrada gratuita

Domingo, 5 de novembro

16 horas – Cinderala Lá Lá Lá, no Teatro Erotídes de Campos (Engenho Central)
Entrada gratuita

Sexta-feira, 11 de novembro

18 horas – Alice no País das Maravilhas, na praça José Bonifácio (região central)
Entrada gratuita

20 horas – A Terceira Margem do Rio, no Teatro Erotídes de Campos (Engenho Central)
Entrada gratuita

Sábado, 11 de novembro

20 horas – O Gato Preto, no Teatro Erotídes de Campos (Engenho Central)
Entrada gratuita

Domingo, 12 de novembro

16 horas – Peter Pan e Wendy, no Teatro Erotídes de Campos (Engenho Central)
Entrada gratuita

Informações sobre o evento

Datas e horários

03/11/2017–12/11/2017

Local

Teatro do Engenho - Erotídes de Campos

Avenida Maurice Allain, 454

CEP 13405-123

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis

exceto o evento da abertura

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta