Este evento já ocorreu

Projeto Olhos Meus explora a dança acessível no Sesc Piracicaba

Olhos Meus_Crédito Marina Mitre (3)

A partir de 5 de junho, o Sesc Piracicaba inicia o projeto “Olhos Meus” que pretende explorar o sentir da dança abrindo espaços para novas formas de percepções e de representações artísticas acessíveis.

Tratar a inclusão e refletir sobre esta linguagem no universo das pessoas com deficiência é o principal objetivo do projeto que traz encontro e sensibilização para professores que atuam com alunos com deficiência, residência artística para dançarinos profissionais ou amadores, espetáculo e também jam para pessoas com e sem deficiência.

Todas as atividades serão mediadas pelos profissionais Anamaria Fernandes, dançarina coreógrafa, professora de Licenciatura em Dança da UFMG e diretora artística da Companhia Cie Dana (BH); Oscar Capucho, artista com deficiência visual formado em Teatro na UFMG; e Duna Dias, estudante de Dança da UFMG e artista multitarefas do Grupo Contemporâneo de Dança Livre e de outros grupos.

A programação completa pode ser consultada em http://bit.ly/2LBxwcP e também pelohttps://issuu.com/sescpiracicaba/docs/olhosmeus2018.

Dança | Olhos meus | Sesc Piracicaba | Junho18

Encontro
Sensibilização para educadores que atuam com alunos com deficiência
Com Anamaria Fernandes, Oscar Capucho e Duna Dias
Propõe o compartilhamento de experiências de dança acessível, a exibição de filme documentário sobre dança e autismo, problematização do conceito de inclusão e reflexões que induzam novas maneiras de lidar com a diferença para a construção de um mundo não somente adaptado a todas às deficiências, mas fundado na beleza da singularidade de cada indivíduo.
Dia 5, terça, 9h.
Teatro. Grátis. 18 anos.
Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba

Residência artística
Olhos Meus: Uma criação coreográfica sensorial
Com Anamaria Fernandes, Oscar Capucho e Duna Dias
Abertura do processo de criação do espetáculo “Olhos Meus” que trilha um caminho investigativo para produzir uma obra coreográfica sem que os espectadores façam uso de seus olhos. A partir de explorações sensoriais, é oferecido um espaço para que o espectador possa ser co-criador desta obra.
De 6 e 7, quarta e quinta, 19h. Teatro.
Dia 8, sexta, 19h. Espaço de Tecnologias e Artes.
Dia 9, sábado, 9h. Sala de Expressão Corporal.
Grátis. 18 anos.
Público alvo: dançarinos profissionais ou amadores com mais de dois anos experiência, artistas e estudantes de arte interessados em movimento.
Inscrição: Envie e-mail com dados de contato, minicurrículo e carta de intenção para[email protected] e aguarde confirmação de participação. 20 vagas. Recomenda-se o uso de roupa confortável.

Espetáculo
Olhos Meus: Uma criação coreográfica sensorial
Com companhia Cie Dana (BH)
Direção artística: Anamaria Fernandes
Seria possível outras formas de “ver” ou sentir uma criação coreográfica sem o uso dos olhos e até mesmo da audiodescrição? Seria possível criar um espaço de partilha e empatia com o público sem essas formas de recepção de uma obra? Como criar outros caminhos cinestésicos e outros territórios de produções de sentidos a partir dessa nova abordagem? Olhos Meus é uma criação que propõe a inclusão de dançarinos locais previamente selecionados durante residência artística.
Dia 9, sábado, 19h e 21h.
Sala de Expressão Corporal. Grátis. 12 anos.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Jam para pessoas com e sem deficiência
Com Anamaria Fernandes e Cie Dana
Dançar, brincar, jogar, surpreender-se e criar o momento. Trata-se de uma dança que é inventada no momento presente: a escuta de si, do outro, de suas percepções e do ambiente são alguns princípios básicos. Atividade aberta ao público e não exige experiência.
Dia 10, domingo, 10h.
Sala de Expressão Corporal. Grátis. Livre.

Informações sobre o evento

Datas e horários

05/06/2018–10/06/2018

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta