Este evento já ocorreu

“O grande ditador”, de Chaplin, em exibição e bate-papo de cinema

O GRANDE DITADOR MIS_dest

Mais uma exibição do “Pontos MIS” acontece neste sábado, 09/5, às 15h30. A edição faz homenagem aos 80 anos do clássico “O grande ditador”, dirigido e estrelado por Charles Chaplin em 1940, onde aborda a onda de nazi-fascismo e antissemitismo à época, pelo olhar de um barbeiro judeu – considerado uma obra-prima do cinema. As inscrições para a sessão podem ser feitas através dhttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfgdIwmafRi1UHRwnPB5P035KfDnA41NfWLvprKXcpvEaxIIA/closedform.

Após o filme, às 18h, os interessads poderão participar do bate-papo ao vivo com o público do Canal do museu no Youtube (https://www.youtube.com/playlist?list=PL3fWzoSbDCCC6Rzy4Z5Y9T9hfmWUfxmc6). A conversa terá mediação de Eduardo Bordinhon, artista e professor; participação especial de Luís Antonio Coelho Ferla, professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo e do crítico e professor de cinema, Cássio Starling.

“O grande ditador”

A última obra que Charles Chaplin interpreta Carlitos, “O grande ditador” completa 80 anos de existência em outubro de 2020. O longa propõe uma crítica à Hitler, ao nazismo e seu contexto histórico por meio da comédia dramática intrínseca ao personagem Carlitos. Dirigido também por Charles Chaplin, “O grande ditador” é o seu primeiro filme falado, o que relutou por muito tempo à produzir. O filme apresenta Carlitos como um barbeiro judeu, que é convocado a prestar serviços militares durante a I Guerra Mundial. Durante a guerra, Carlitos sofre um acidente de avião e acaba em um hospital onde perde a memória. Sua nação, Tomânia, perde a guerra e um novo sistema político começa a vigorar no país liderado pelo ditador Hynkel. Carlitos, ao se recuperar do acidente, percebe que está alheio aos recentes acontecimentos de seu país. Por conta da semelhança entre o barbeiro Carlitos e Hynkel, são confundidos e cada um assume a vida do outro, peripécia que permeia todo o filme determinando suas situações engraçadas e questionadoras.

#MISemCASA

Pontos MIS – é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo o Estado de São Paulo, realizado pelo MIS em parceria com prefeituras locais. Com filmes, oficinas práticas e palestras, o programa tem como objetivo formar novos públicos para o cinema brasileiro e internacional não comercial. Durante a contenção da Covid-19, a programação acontece virtualmente nos canais do MIS.

A campanha #MISemCASA traz novos conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. Diariamente, o canal do Museu no YouTube apresenta conteúdos de seu acervo, além de programações que já aconteciam no Museu e agora passam a ser realizadas digitalmente, como o #CineCiência e o Ciclo de Cinema e Psicanálise. O público também pode conferir novas programações como o Cinema de Acervo, mostra semanal inédita com uma seleção de filmes brasileiros que integram o Acervo do MIS e o Bate-papo de Cinema Pontos MIS.

#Culturaemcasa

O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado no dia 18 de março, após a suspensão do funcionamento de seus espaços culturais e programas em decorrência da Covid-19. A ação tem como objetivo estimular o distanciamento social por meio da ampliação do acesso e da oferta de conteúdos virtuais das instituições, corpos artísticos e programas do Estado. Conheça a ação #Culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

Serviço

Bate-papo de cinema Pontos MIS – O grande ditador. Sábado, 09 de maio. Exibição às 15h30 (mediante inscrição no link). Bate-papo às 18h.

Informações sobre o evento

Datas e horários

09/05/2020 15:30

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta