Sesc SP realiza o projeto “Ideias e Ações Para Um Novo Tempo” até 30 de junho

Ideias e ações para um novo tempo_A natureza que eu vejo… e crio_Acervo do Coletivo Unsquepensa Arte

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a programação do Sesc São Paulo propõe reflexões e experiências sociais voltadas à sustentabilidade com o projeto Ideias e Ações Para Um Novo Tempo, que acontece nas unidades dacapital, interior e litoral.

Com o tema Criança e Natureza, a programação, gratuita, traz palestras, oficinas, intervenções, vivências, bate-papos e encontros, que buscam promover o contato com a natureza, com pessoas e projetos cujas ações instigam o público a refletir sobre a infância em contextos urbanos.

Em Piracicaba, a programação traz encontros lúdicos para crianças e toda a família experimentarem os quatro elementos – água, fogo, terra e ar; uma vivência de construção de ninhos para abelhas nativas; oficina para confeccionar uma mochila ecológica; entre outras atividades, todas abertas e gratuitas. A programação completa está em sescsp.org.br/ideiaseacoes.

Sobre o projeto Ideias e Ações Para Um Novo Tempo – tem como objetivo identificar e compartilhar práticas socioambientais voltadas à proteção do ambiente e das pessoas, associadas ao desenvolvimento do território local. Com isso, durante todo o mês de junho, o Sesc São Paulo intensifica suas ações para promover o diálogo entre o público e as iniciativas transformadoras da realidade numa perspectiva ética e sustentável.

Programação Sesc Piracicaba

Encontros
Criança e natureza – Os quatro elementos
Encontros lúdicos para que crianças e famílias experimentarem os quatros elementos. Com Flávio Camargo, artista visual e professor.
Até 24/6, domingos, 14h.
Área de Exposição. Grátis. Recomendado para maiores de 8 anos.
Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Água Viva
Vivência para experimentar maneiras de dissolver o corante líquido aproveitando a fluidez da água. Podem surgir figuras de seres que vivem na imensidão dos mares, rios e lagos, destacando a importância de preservar o elemento que originou a vida: a ÁGUA.
Dia 10, domingo, 14h.

Presentes da Terra 
Por meio de pintura com tinta de terras, a atividade valoriza as riquezas naturais e incentiva o cuidado em preservar o elemento que nomeia nosso planeta: TERRA.
Dia 17, domingo, 14h.

Pipa Turbinada 
Convite para relembrar a brincadeira de amarrar uma linha a um papel, se movimentar e imaginar uma bela nave que faz acrobacias no AR.
Dia 24, domingo, 14h.

Encontros
Os elementos naturais como brinquedo: brincar com, na e para a natureza

Por meio da relação entre adultos e crianças e destas entre si, a atividade convida a brincar com os elementos da natureza e brinquedos que podem ser feitos facilmente pelos próprios participantes. Com Luana Zanotto, educadora e pesquisadora.

Entre o céu e a terra: o mundo contemporâneo e as brincadeiras tradicionais
Dia 9, sábado, 10h30.
Praça. Grátis. Livre

Natureza urbana? Possibilidades para brincar com a natureza em espaços abertos e fechados
Dia 16, sábado, 10h30.
Praça. Grátis. Livre

A natureza, a criança e a fantasia: percebendo os sinais vitais a partir dos elementos naturais
Dia 23, sábado, 10h30.
Praça. Grátis. Livre

Campo de experiências ou experiências no campo? Práticas corporais com o envolvimento natural e lúdico-corporal
Dia 30, sábado, 10h30. 
Praça. Grátis. Livre

Vivência
Construção de Ninhos para Abelhas Nativas – Crianças e natureza que nos envolve

Qual a importância da interação entre adultos e crianças? Quais valores são cultivados e quantas memórias são elaboradas nesse processo? Quanto vale um tempo de construção em contato com a natureza? A atividade propõe criar novos abrigos para as abelhas que vivem em quintais, jardins ou praças. Com Adriana Tiba, ceramista, e Julio Pupim, melipolinicultor. Não recomendado para menores de 8 anos.
Dia 10, domingo, 10h. 
Praça. Grátis. Recomendado para maiores de 8 anos
Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Oficinas
Mochila da Criança Ecológica 
Voltado para educadores, o projeto propõe confeccionar materiais ecológicos e pedagógicos que componham uma mochila infantil, tais como jogos, ferramentas, kits sementes, etc. Com base em cinco temas diferentes (água, solo, energia, biodiversidade e coração), cada material permite ao público vivenciar, experimentar, observar e refletir sobre o tema proposto. Com Iandé Educação e Sustentabilidade.

Para educadores
Dias 12 e 26, quintas, 19h. 
Área de Exposição. Grátis. 14 anos. 
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Para crianças
Dia 13, quarta, 10 e 14h.
Área de Exposição. Grátis. Recomendado para maiores de 8 anos. 
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Oficina
A natureza que eu vejo… e crio!
Quem nunca brincou de adivinhar desenhos das nuvens? Ou nas folhas, sombras, montanhas, terra, paredes, e tantas outras superfícies que estão à nossa disposição. Que tal gravar essas imagens em fotografias? Essa proposta convida o público a observar o ambiente, encontrar esses desenhos e registrá-los em fotografia! Com o coletivo Unsquepensa Arte.
Dias 22 e 29, sextas, 17h30. 
Área de Exposição. Grátis. Livre. 
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Bate-papo  
Praças públicas, brinquedos e intervenções dos moradores: histórias reais
A reocupação de praças públicas por parte dos moradores e pessoas que vivem em suas proximidades tem crescido em áreas urbanas, principalmente como forma de lazer e encontro entre as crianças. Venha conhecer algumas histórias reais dessas ocupações.
Dia 19, terça, 19h30. 
Comedoria. Grátis. Livre. 

Vivência
Tambuco Siriri – O ser encantado do Rio
O Tambuco Siriri, que é o ser encantado do Rio, vem sofrendo algumas dores, fraquezas e tristezas, pois tudo o que acontece com o rio acontece com ele também… Por isso, por meio de dinâmicas e brincadeiras, as crianças são convidadas a propor as melhores estratégias para que o Tambuco volte a encantar. Com Iandé Educação e Sustentabilidade. Não recomendado para menores de seis anos.
De 19 a 21, terça a quinta, 14h30. 
Área de Exposição. Grátis. Livre.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Oficinas
Oficinas da Natureza 
O artista Guilherme Blauth propõe uma interação entre público e natureza a partir do fazer escultórico, do brincar e da busca de novas possibilidades estéticas associadas aos elementos naturais e ferramentas que estão disponíveis.

Para crianças
Dias 26 e 28, terça e quinta, 18h.
Área de Exposições. Grátis. Livre.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Para educadores
Dia 27, quarta, 19h30.
Área de Exposições. Grátis. Livre.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Informações sobre o evento

Datas e horários

01/06/2018–30/06/2018

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta