Este evento já ocorreu

“Brincando na Praça” leva programação cultural ao Largo dos Pescadores

(foto: divulgação)

Neste domingo, 15 de outubro, o projeto “Brincando na Praça” leva para o Largo dos Pescadores, em Piracicaba, uma série de atividades culturais, educativas e interativas destinadas ao público infantojuvenil. Com início às 10h, todas as oficinas e atrações – que incluem espetáculos de teatro, dança e circo – são gratuitas.

O projeto já passou por outras cidades do Estado, como Porto Feliz e Descalvado, promovendo a criatividade, o aprendizado e o senso de coletividade por meio de práticas que valorizam a cultura, a diversidade, a infância e o meio ambiente.

Programação

Oferecendo um domingo repleto de atividades, a programação inicia com a intervenção “Circo de Gigantes”, da Cia 2 e Meio, que apresenta técnicas de malabarismo e palhaçaria e explora o universo circense por meio da brincadeira.

Às 11h, o público poderá apreciar o espetáculo “Toadas de Piracicaba” do grupo Baque Caipira, que busca fortalecer a cultura afro-ameríndia e as expressões caipiras e populares do interior paulista a partir de toadas e cantigas de maracatu.

Ao meio-dia, a Cia 2 e Meio ocupa o picadeiro com a “Oficina de Acrobacias”, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprender acrobacias circenses: serão ensinados os primeiros passos de rolamentos, pirâmides e figuras em dupla e trio. A atividade é indicada para crianças a partir de 5 anos de idade e tem um limite de 20 participantes.

A Rádio Sucata entra às 13h com a “Oficina de Construção de Instrumentos com Recicláveis”, que permite aos participantes criar instrumentos musicais com materiais recicláveis, promovendo a reutilização e oferecendo exercícios práticos de musicalização.

Às 14h, o grupo DançArt apresenta ao público “As Lavadeiras”, uma homenagem à cultura e às mulheres por meio de cantigas e sambas, destacando a relevância dessas figuras na sociedade. Depois, o Coletivo Coisa Preta conduz, às 15h30, “Menina dos Olhos…Preta!”, uma abordagem à infância por meio de uma profunda reflexão sobre africanidade e ancestralidade. O dia encerra com uma grande Caça ao Tesouro, às 16h30.

A Caravana Lúdica de Jogos do Mundo também levará para o Largo dos Pescadores 15 jogos de seu acervo, que é composto por dezenas de jogos tradicionais e modernos de diversas épocas e países, todos eles construídos artesanalmente a partir de material reciclado. Os jogos são indicados para todas as idades acima de 7 anos e possuem tempo médio de 10 minutos por partida, tendo capacidade para atender até 100 participantes por hora.

Inclusão e Acessibilidade

É importante destacar que o projeto visa o acolhimento do público em suas diversidades, prevendo interpretação em libras em todas as atrações, classificação livre e local arquitetonicamente acessível para pessoas com deficiência de mobilidade. O evento também é pet friendly.

O Brincando na Praça conta com o patrocínio de ROYAL CANIN® e Huggies®, além do apoio de Atacadão e Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba. A realização é da Muda Cultural e do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – ProAC.

Serviço

“Brincando na Praça”, neste domingo, 15 de outubro, no Largo dos Pescadores

Programação:

10h30 Circo de Gigantes | Cia 2 e Meio

11h Baque Caipira: Toadas de Piracicaba

12h Oficina de Acrobacias | Cia 2 e Meio

13h Oficina de Construção de Instrumentos com Recicláveis | Rádio Sucata 14h As Lavadeiras | DançArt

15h30 Menina dos Olhos… Preta! | Coletivo Coisa Preta

16h30 Caça ao Tesouro

Informações sobre o evento

Datas e horários

15/10/2023 10:30–16:30

Local

Largo dos Pescadores Piracicaba

Rua Moraes Barros, 58

CEP 13400-350

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

1 comentário

  1. Nei Nascimento em 16/10/2023 às 21:13

    Participamos e foi muito bom!

Deixe uma resposta