Este evento já ocorreu

Caminhada turística noturna resgata histórias de assombração

Lendas urbanas, com perspectivas assombrosas, são o destaque da caminhada turística noturna Piracicaba: Um Rio de Assombrações, que acontece no sábado, 24/09, a partir das 19h, passando por diversas ruas do município. O ponto de encontro é o portal do Cemitério da Saudade, no bairro Vila Monteiro. As inscrições são gratuitas e limitadas. Para se inscrever basta acessar https://doity.com.br/piracicaba-um-rio-de-assombracoes. O evento é realizado pelo grupo criativo O que Te Assombra, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). Na ocasião, quem desejar pode doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para o grupo Ajuda do Bem Piracicaba, que realiza ações sociais na cidade.

O roteiro

O início da caminhada é pelas vias do Cemitério da Saudade. Em seguida, o roteiro segue para o largo Santa Cruz, praça José Bonifácio, Igreja de São Benedito, Escola Moraes Barros, Praça da Boyes, Rua do Porto, esquina com a rua 13 de Maio; passarela pênsil e Engenho Central, totalizando percurso de cerca de 4,5km em tempo estimado de 2h30. Ao longo da caminhada, as lendas são contadas pelo idealizador da atividade, o roteirista e compositor Thiago de Souza, com informações complementadas pelo historiador piracicabano Paulo Renato Tot Pinto. O evento foi estruturado com apoio do produtor cultural e também historiador Pablo Carajol, do historiador Mauricio Beraldo e da jornalista e guia de turismo Sabrina Franzol.

Na visita ao Cemitério da Saudade serão explanadas histórias sobre os túmulos de figuras ilustres de Piracicaba, como Prudente de Morais (que foi o primeiro civil a assumir o cargo de presidente do Brasil), e o padre Galvão Paes de Barros (cujo túmulo está inserido na lenda de que, ao ser conduzido para o enterro no cemitério, teria caído no lugar onde está até hoje, porque quando o caixão caiu não houve força humana capaz de erguê-lo para deslocar a outro local). O roteiro tem, ainda, as lendas da Cobrona, do Turco que Comia Crianças, da Inhala Seca, do Homem da Capa Preta, da Noiva da Colina, entre outras.

Segundo Thiago de Souza, o projeto O Que Te Assombra nasceu em agosto de 2021, quando ele leu Assombrações do Recife Velho, de Gilberto Freyre. “O livro faz uma associação muito interessante sobre as histórias de assombrações da cidade e a fundação de Recife. Cada cidade tem a assombração que cultiva. Isso porque as assombrações estão ligadas ao imaginário popular, que por sua vez está completamente influenciado pelo senso comum. As assombrações resultam do que a sociedade acredita e teme”, falou.

“Espaços de cultura e memória”

Conforme o historiador Paulo Renato Tot Pinto, membro da diretoria da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, os cemitérios deixaram de ser exclusivamente mecanismos sanitários de sepultamento de corpos e, cada vez mais, se transformam em espaços de cultura e memória. “As necrópoles guardam riquezas arquitetônicas, biografias históricas e sociais que explicam muitas vezes as tensões existentes na cidade dos vivos. Promover o uso desse espaço com eventos de cunho histórico e de até de outras áreas é de suma importância. Ocupar a cidade é necessário e propiciar cultura aos cidadãos é primordial”, disse.

As lendas que integraram a caminhada em Piracicaba podem ser conferidas no canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA). Para a caminhada deste sábado, não haverá transporte da Prefeitura para retorno ao Cemitério.

Serviço

Caminhada turística noturna: Piracicaba: Um rio de Assombrações – Roteiro Assombrado pelas ruas do município de Piracicaba. Sábado, dia 24/09, às 19h. Ponto de encontro: portal do Cemitério da Saudade (avenida Piracicamirim, 2201, Vila Monteiro). Concentração: 18h45. Inscrições gratuitas e limitadas: https://doity.com.br/piracicaba-um-rio-de-assombracoes. Informações: @oqueteassombra (perfil do Instagram ou Facebook).

Informações sobre o evento

Datas e horários

24/09/2022 19:00

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Solidário

Quem desejar, pode doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para o grupo "Ajuda do Bem Piracicaba", que realiza ações sociais na cidade.

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta