Celebração Memorial relembra sobreviventes do Holocausto
- L
- 20/01 09:00
- Mais informações
O dia 27 de janeiro é uma data de marco histórico. Há 74 anos, em 1945, tropas soviéticas invadiam o campo de concentração em Auschwitz, na Polônia, libertando milhares de sobreviventes da maior atrocidade do último século: o Holocausto Nazista. Piracicaba relembra a vida daqueles que com resiliência e persistência atravessaram os horrores da Segunda Guerra Mundial em uma Celebração Memorial promovida pela Associação Memorial Amigos de Sião (AMAMOS) e apoio do World Jewish Congress.
Organizador do evento em Piracicaba, o jornalista Mauricio Ribeiro afirma que a celebração é única em seu formato. “Normalmente, as cerimônias memoriais têm um tom saudoso, em memória dos que foram sacrificados – judeus, homossexuais, ciganos, Testemunhas de Jeová… Pela primeira vez, vamos nos alegrar pela vida daqueles que sobreviveram para contar a história e cujos descendentes têm um legado significativo para a história da humanidade”.
Preletor do evento, Ribeiro destaca que muitas inovações tecnológicas do nosso cotidiano são obras de judeus e muita gente não sabe. “O aplicativo WhatsApp, a ferramenta de busca Google, os computadores da marca Dell, o navegador Waze e a tecnologia wi-fi são inventos de judeus; muitos dos quais descendentes de sobreviventes do Holocausto. É este legado que queremos celebrar, e que hoje facilita a vida de inúmeras pessoas no mundo inteiro.”
A Celebração Memorial é o ápice da campanha #WeRemember, promovida pelo WJC com apoio da AMAMOS em Piracicaba e que mobilizou centenas de pessoas na cidade. Na mesma cerimônia, serão reconhecidos os destaques da imprensa e da iniciativa privada que apoiaram a campanha coletando fotos de protesto que serão projetadas de 24 a 27 de janeiro em um telão instalado em Auschwitz, com transmissão ao vivo pela fanpage . Recebem o Certificado Amigos de Sião jornalistas e cidadãos que se destacaram no apoio à causa sionista. A Celebração Memorial acontece no domingo, dia 20, a partir das 9h, no templo da Igreja Expansão, na Rua Alferes José Caetano, 1212 – Centro – Piracicaba. A entrada é gratuita.
Informações sobre o evento
Datas e horários
20/01/2019 09:00
Ingressos
- Grátis