Este evento já ocorreu

Dia D de vacinação contra o Sarampo é neste sábado (22)

nurse-2915543_1920

(imagem de Richard Duijnstee, por Pixabay)

Neste sábado (22) realiza-se o Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. No Estado de São Paulo, a doença voltou a ocorrer no ano passado, depois de duas décadas sem circulação endêmica do vírus. Devido a essa nova situação epidemiológica, foi definida a necessidade da 2ª etapa da campanha deste ano em todos os municípios, que vem sendo realizada da seguinte forma:

– Intensificação de vacinação para pessoas de 6 meses a 29 anos (vacinação seletiva, conforme avaliação da carteira vacinal);

– Vacinação indiscriminada para pessoas de 30 a 49 anos (nessa faixa etária todos devem receber a vacina, independente de quantas doses já possui).

Vale observar que a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo em Piracicaba, iniciada no dia 15 de julho, ainda não conseguiu a adesão das famílias. Até o dia 13 de agosto, apensa 2,82% do público adulto, de 30 a 49 anos, haviam sido vacinados – correspondentes a 3.127 pessoas, de um público-alvo estimado em 110.736 pessoas. E somente 6.367 pessoas de 6 meses a 29 anos foram aos postos de saúde para a regularização da carteira vacinal.

Para atender a população, dez unidades de saúde da rede pública vão abrir no sábado, das 8h às 16h. São elas: CRAB Vila Rezende, CRAB Santa Terezinha, CRAB Vila Sônia, CRAB Vila Cristina, CRAB Cecap, UBS Centro, UBS Caxambu, UBS Planalto, UBS Pauliceia e CRAB Piracicamirim.

O Sarampo é uma doença viral potencialmente grave e extremamente contagiosa. Sua transmissão ocorre de forma direta de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo a outras pessoas sem imunidade contra o vírus, o que evidencia a importância da vacinação. A doença pode levar a várias complicações, como a pneumonia bacteriana, encefalite e óbito.

“As famílias precisam se sensibilizar sobre o risco da doença e a importância da vacinação. O sarampo já havia sido erradicado no Estado de São Paulo. Mas voltou a se tornar um problema de saúde pública que precisa ser enfrentado com firmeza e sem dogmatismos. O sarampo não é uma doença exclusiva das crianças. Aliás, no adulto o diagnóstico é mais difícil e a doença pode ser até mais grave”, enfatizou o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, em defesa da vacina.

Informações sobre o evento

Datas e horários

22/08/2020 08:00–16:00

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta