Este evento já ocorreu

Dia Mundial sem Tabaco

1-1-1-527×380

(imagem: reprodução Google)

Em 2020, a campanha global contra o tabagismo ganha especial relevância, já que estudos mostram que os fumantes têm maior risco de desenvolver casos graves de COVID-19. A Organização Mundial da Saúde – OMS apela a todos os jovens para que participem da luta e se tornem uma geração livre de tabaco. Neste ano, a OMS escolheu o tema “Proteger os jovens da manipulação da indústria e prevenir o uso de produtos de tabaco e nicotina”.

O Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde, visando aumentar a conscientização sobre o grave problema de saúde pública que a epidemia do tabaco representa e a necessidade urgente de implementar e fortalecer medidas de controle do tabagismo.

A campanha de 2020 tem como objetivo alertar os jovens sobre táticas de manipulação da indústria, além dos agravantes do tabagismo frente ao novo coronavírus. A campanha pretende dar aos jovens o conhecimento necessário para detectar facilmente a manipulação da indústria. E mais: equipá-los com as ferramentas para rejeitar essas táticas, capacitando assim os jovens a se oporem a elas.

Estratégias da indústria

Existem 1,3 bilhão de usuários de tabaco em todo o mundo. Esse número seria ainda maior se o tabaco não matasse dois em cada três de seus usuários. A cada quatro segundos, o tabaco tira outra vida. O tabaco e as indústrias relacionadas têm cada vez mais predado crianças e adolescentes, empregando táticas de publicidade e direcionando-os diretamente a um novo portfólio de produtos que ameaçam sua saúde.

Confira as táticas da indústria de tabaco para atrair as gerações mais jovens:
✔ Sabores atraentes para crianças em tabaco sem fumaça, narguilé e e-cigarros (cigarros eletrônicos).
✔ Promoção de produtos de tabaco e distribuição de amostras grátis em eventos populares para jovens.
✔ Publicidade e colocação de produtos em filmes e programas de TV e através de plataformas de mídia social com influenciadores pagos.

A indústria do tabaco acrescenta sabores ao cigarro para atrair jovens. O uso de cigarro eletrônico na adolescência causa sérios danos à saúde. A indústria acrescenta sabores ao cigarro para disfarçar o gosto de fumo queimado. Mentol e as essências de baunilha, morango, maçã, chocolate, crème brûlée têm sido empregadas com o objetivo de tornar o cigarro mais palatável às crianças e aos adolescentes.

A quantidade de nicotina presente nos reservatórios desses dispositivos é muito alta. Alguns deles chegam a conter o equivalente à de um maço inteiro. Além da nicotina, o líquido usado nos vaporizadores contém outras substâncias nocivas como o polietileno glicol, que é parente do dietileno glicol que provocou a tragédia da cervejaria de Minas Gerais.

Dr. Dráuzio Varella na luta pelo controle do tabaco

Todos os anos, a OMS reconhece indivíduos ou organizações em cada uma das seis regiões do mundo por suas realizações na área de controle do tabaco. Neste ano, o vencedor do prêmio da América do Sul foi o médico Dráuzio Varella, referência para o controle do tabaco e a saúde no Brasil, por sua defesa do controle do tabaco na televisão, nos jornais e nos meios digitais.

Um popular influenciador sobre temas da saúde no Brasil, Drauzio Varella é um defensor da prevenção e do controle do câncer. Ele trabalha em estreita colaboração com os funcionários da saúde para advertir as famílias sobre os perigos do tabaco e apoia a eficácia do uso de tributos sobre tabaco para reduzir o consumo.

Campanha Paradas pro Sucesso

A “Campanha Paradas pro Sucesso”, idealizada pela cardiologista Juliana Previtalli e pelo músico Luis Fernando Dutra, desde abril, divulga vídeos de artistas de Piracicaba e região com informações para alertar a população dos malefícios do cigarro e convida a procurar tratamento. Conta com o apoio da publicitária Milenne Brossi no art design, de Will Garcia na edição dos vídeos, da Rádio Educativa FM, Gazeta de Piracicaba, Jornal de Piracicaba, PiracicabaHOJE, portal G1, A Tribuna Piracicabana, EPTV e também da prefeitura de Piracicaba.

Informações sobre o evento

Datas e horários

31/05/2020

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta