Diálogo online discute importância das Áreas Protegidas em Piracicaba
- L
- 05/06 17:00
- Mais informações
“Um Diálogo sobre as Áreas Protegidas na Região de Piracicaba”. Este foi o tema da live que aconteceu na sexta-feira, dia 05 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. O debate online foi transmitido das 17h às 18h, com acesso pelo link facebook.com/warwick.manfrinato . A gravação continua disponível no facebook.
O evento contou com a participação do secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, José Otávio Menten; do ambientalista Cláudio Maretti, ex-presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ex-superintendente do World Wildlife Fund Brasil (WWF); e de João Marcelo Elias, gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) e da Estação Ecológica (ESEC) Barreiro Rico, ambas da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo. O debate tem a moderação do presidente do Instituto Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o engenheiro agrônomo Warwick Manfrinato.
“As áreas protegidas são e serão cada vez mais importantes para termos uma vida saudável. É fundamental que sejam bem cuidadas e disponibilizadas para a população usufrui-las de forma apropriada”, declara o secretário Menten. “Nesta live vamos conversar com pessoas que trabalham em áreas protegidas públicas e também ajudam proprietários rurais a conservar e dar destino adequado para suas florestas conservadas”, explica o moderador Manfrinato, que também atendeu a perguntas dos internautas.
Conservação Colaborativa
“É reconhecer que já existem múltiplas contribuições dos diversos atores sociais para as áreas protegidas – para a gestão, para preservar sua qualidade, para o êxito das ações, etc. E acho que este é o único caminho, porque as áreas protegidas são necessárias e, sobretudo, benéficas à sociedade, aos interesses locais, à saúde, à qualidade de vida.” Assim o ambientalista Cláudio Maretti compreende o que chama de “conservação colaborativa”. Ele analisa:
“A sociedade se urbaniza cada vez mais e faz falta – do ponto de vista da saúde física, mas também da perspectiva psicológica, emocional e do prazer – o contato com a natureza. Seja visual ou, de preferência, presencial: caminhar, fazer atividades nas áreas verdes. Na perspectiva dessa importância, a sociedade não pode deixar que toda essa natureza seja perdida. Ela precisa contribuir, para o seu próprio benefício.
Acredito que os governos municipais precisem ter papel mais relevante neste contexto, não é possível deixar a responsabilidade só para os governos federal e estadual. Mas nem sempre há recursos, capacidade técnica disponível. Por isso, a importância de múltiplas parcerias, e tudo isso passa pelo maior envolvimento da sociedade: universidades, organizações da sociedade civil, proprietários de áreas, grupos sociais e cada indivíduo – que contribui ao visitar as áreas verdes, reconhecer sua importância, dar atenção ao tema.”
Serviço
“Um Diálogo sobre as Áreas Protegidas na Região de Piracicaba” – live acontece nesta sexta-feira, dia 05 de junho, das 17h às 18h, acesso pelo link facebook.com/warwick.manfrinato
Informações sobre o evento
Datas e horários
05/06/2020 17:00
Local
Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.
Ingressos
- Grátis