Este evento já ocorreu

Sonora Brasil apresenta Líricas Femininas no Sesc

Liricas Modernas- foto Ricardo Ferreira 35 (1)

O Sesc promove o projeto Sonora Brasil que,  em sua 22º edição, traz os temas Líricas Femininas: A Presença da Mulher na Música Brasileira e A Música dos Povos Originários do Brasil – que serão desenvolvidos no biênio 2019/2020 com a participação de quatro circuitos em cada tema.

O Sesc Piracicaba recebe neste mês o Líricas Femininas, com os shows dos grupos Líricas Transcendentes, Líricas Negras, Líricas Modernas e Líricas Históricas. A programação acontece de 19 a 22 de junho, às 20h, no Teatro da unidade. A entrada é gratuita – retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

Considerado o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora Brasil já alcançou 750 mil pessoas. Desde sua criação foram realizados 6.098 concertos com 85 grupos, percorrendo 150 cidades. Nesta edição, o circuito reunirá 63 artistas dos dois temas, que farão 350 apresentações em 97 cidades. O tema Líricas Femininas circulará pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto A Música dos Povos Originários do Brasilseguirá pelas regiões Norte e Nordeste. No ano seguinte, os grupos invertem as regiões circulando assim por todo país.

O tema Líricas Femininas busca dar visibilidade à produção das mulheres, que por muito tempo foi pouco reconhecida. Ao todo serão 14 artistas, compositoras e intérpretes que apresentarão ao público programas compostos exclusivamente por obras de compositoras e letristas brasileiras reunidas especialmente para o Sonora Brasil.

Líricas Transcendentes, que faz show no dia 19 (quarta), às 20h, apresenta um repertório de tradições musicais do meio rural e composições inspiradas neste universo, considerando o uso da música como meio de comunicação com as divindades, enfatizando o protagonismo da mulher seja como intérprete ou como tema da obra. Nesta abordagem, a espiritualidade se sobrepõe à técnica e à estética, fazendo valer o aspecto transcendente da obra. O grupo é formado por Déa Trancoso, Ceumar e Cátia de França.

Líricas Negras se apresenta no dia 20 (quinta), às 20h, tendo no repertório músicas relacionadas às tradições religiosas de matriz africana, somando vozes de resistência a elementos percussivos. Traz também obras de compositoras negras que exploraram outras abordagens em contextos que se relacionam com as músicas de concerto e popular. O conjunto é formado por Georgia Câmara, Negravat, Rosa Reis e Vanessa Melo.

Líricas Modernas, que faz show no dia 21 (sexta), às 20h, aborda repertórios da atualidade, com estética mais próxima da música popular, porém ricos em elementos que os distinguem de obras consagradas nos meios de difusão, valorizando a experimentação e o uso de recursos expressivos inovadores, especialmente na voz. O grupo é formado por Lucina, Badi Assad e Regina Machado.

Para encerrar a programação, no dia 22 (sábado), às 20h, apresenta-se o grupo Líricas Históricas. Com uma abordagem cronológica, apresenta repertório que traz à luz a obra e a história de compositoras representantes de várias fases da música brasileira, especialmente a de concerto, muitas delas sem reconhecimento público, apesar de uma produção relevante. O conjunto é formado por Gabriela Geluda, Anastácia Rodrigues, Priscilla Ermel e Vanja Ferreira.

 

Sonora Brasil – Líricas Femininas: A Presença da Mulher na Música Brasileira

Líricas Transcendentes

Dia 19, quarta, 20h.

Teatro. Grátis. Livre.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Líricas Negras

Dia 20, quinta, 20h.

Teatro. Grátis. Livre.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Líricas Modernas

Dia 21, sexta, 20h.

Teatro. Grátis. Livre.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Líricas Históricas

Dia 22, sábado, 20h.

Teatro. Grátis. Livre.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Informações sobre o evento

Datas e horários

19/06/2019–22/06/2019 20:00

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta