Este evento já ocorreu

Salão de Belas Artes está de volta, agora em sua 68ª edição

Um dos salões de artes plásticas mais tradicionais do país, o Salão de Belas Artes (SBA) de Piracicaba está de volta, após hiato de três anos devido à pandemia. A 68ª edição pode ser visitada até dia 1º de setembro no Hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A entrada é gratuita e o evento faz parte da programação de 256 anos da cidade.

A mostra em 2023 tem 64 trabalhos de 38 artistas, entre pinturas, aquarelas e desenhos nas técnicas de óleo sobre tela, nanquim, pastel e esculturas de gesso, bronze, entre outros materiais. As temáticas são retratos, paisagens e naturezas mortas. O SBA é realizado pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Seleção e Premiação

A seleção e premiação foram feitas entre 306 obras recebidas de 89 artistas pertencentes a sete estados do Brasil. Na primeira fase de seleção, o número foi reduzido a 107 pela comissão interna do evento, formada por Carlos Alberto Valério, Esio Antonio Pezzato (presidente da Comissão Organizadora), Juliana de Fátima Mazzero, Maurici Luis Scarpari e Odair Jorge Demarchi.

A seleção e premiação aconteceu no dia 6/07, no hall do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, pelo júri formado por Carmelo Gentil Filho, Clóvis Pescio, Patrícia Scalon, Renato Palmuti e Ronaldo Lopes.

Quatro das obras premiadas do 68º Salão de Belas Artes são Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba. Os artistas e respectivas obras contemplados são: Jesser Valzacchi, com o óleo sobre tela Estado de Espírito, que também recebe o prêmio Medalha de Ouro; Felipe Marques Salsano Barbosa, com a óleo sobre tela Fé, também Medalha de Prata; e Bruno Mantelatto Delgado, com o conjunto de dois óleos sobre tela, Ronaldo e Maria, que recebem ainda a Medalha de Bronze.

Outras quatro obras recebem o Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores. Tatiana Cipoli, com as pinturas em aquarela Backpacks e Coffee, e Eliana Lima, com os desenhos Modelo Vera 01 e Modelo Vera 02.

O 68º Salão de Belas Artes ainda contempla Thales Fernando Pomb com Menção Honrosa pelo conjunto das três obras enviadas: Meu avô Sebastião, Minha avó Inge e Autorretrato, todos elas pinturas em óleo sobre tela.

Movimentação cultural

A continuidade do Salão de Belas Artes, afirma Carlos Beltrame, secretário da Semac, reforça o compromisso da gestão Luciano Almeida com a valorização da cultura. “Em um mês tão especial à cidade, com eventos de várias expressões culturais, as artes plásticas estão muito bem representadas pela 68ª edição do SBA, com uma interessante coleção de quadros e esculturas a serem apreciadas no hall do Teatro Dr. Losso Netto”.

A nova diretora da Pinacoteca, Renata Gava, destaca a importância do SBA à movimentação cultural de Piracicaba. “Tradicional na esfera artística, e não apenas piracicabana, propicia abertamente movimentação cultural e valorização dos trabalhos artísticos selecionados, o que contribui notavelmente na formação e ampliação do acervo do município”.

O presidente da comissão organizadora, Esio Pezzato, ressalta que o Salão de Belas Artes “volta vigoroso, com novas tendências, novas técnicas, e artistas novos, que nunca tinham enviado antes, além de nomes conhecidos das artes plásticas, que constantemente participam do SBA”.

Serviço

68ª Salão de Belas Artes. No hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Avenida Independência, 277. Visitação de 12/08 a 1º/09, com entrada gratuita. Informações: 3403-2600.

Informações sobre o evento

Datas e horários

11/08/2023–01/09/2023

Local

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

Av. Independencia, 277

CEP 13419-160

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta