Este evento já ocorreu

Cultura caipira é celebrada em exposição no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra

PPP1

Foto: Reprodução

O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas, recebe a partir de 07 de dezembro, a exposição itinerante Porta, Porteira e Portão: Modos de ‘Falarrr’ e Costumes do ‘Interiorrr’. A exposição que já passou por Campinas em 2017, volta a cidade com nova leitura, agora alicerçada na devoção e na religiosidade expressas na cultura caipira.
Versos musicais, contos e causos, culinária, estandartes votivos, imagens de santos de altares domésticos estão entre os elementos que compõem a mostra e expressam a cultura caipira nas diversas regiões do nosso país, e que podem ser visualizados na exposição em painéis ou objetos.
“Celebramos o caipira como sinônimo de um modo de vida”, diz o museólogo Rodrigo Santos, que fez a concepção museológica e também assina a curadoria da mostra, ao lado da historiadora Renata Gava. “A intenção é despertar a memória afetiva do visitante e que cada um reencontre o caipira dentro de si”, completa Renata, responsável ainda pela pesquisa de conteúdo.
A mostra ainda traz expressões da tradição oral caipira, entre as as quais: de banda (de lado), enfezado (nervoso), estorvá (atrapalhar), fuá (encrenca), lonjura (distância) nóis fumo (nós fomos) e zóio (olhos). Uma tela em branco instiga: “quais expressões, simpatias e ditos populares você conhece?”. Nela, o visitante pode escrever o que vem
à mente e, assim, contribuir para a ampliação desse dicionário caipira.
No espaço expositivo também estão músicas caipiras e sonorização ambiente para a extroversão artística de cada visitante. Monóculos, apresentarão imagens particulares da vida religiosa em Campinas. A mostra é interativa, ou seja, os visitantes podem tocar, mexer, intervir, em diversos momentos da exposição.

Para a montagem no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas, novos elementos expográficos foram criados, além de uma instalação, que promete mexer com os sentimentos dos visitantes. A presente mostra abre as celebrações do fim de ano e do aniversário de reabertura do Museu.

Informações sobre o evento

Datas e horários

07/12/2018–02/03/2019

Visitas: de terça a sexta: Das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h30, aos sábados das 09h00 às 14h30.

Local

Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas

Rua Dr. José Ferreira de Camargo, 844

Nova Campinas

CEP 13092-005

Campinas , SP

Ingressos

  • R$ 7,00Inteira
  • R$ 3,50Meia

Isenção do Valor do Ingresso: crianças até 5 anos de idade, padres e pessoas com deficiência.

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta