Exposição “As Feição do Arco, Tarco, Verva”

Reiva – Luis Marangoni

Foto: Obra “Reiva” de Luis Marangoni

Patrimônio histórico e cultural imaterial de Piracicaba, o característico modo de falar da cidade se transformou em um livro de sucesso, produzido há mais de 30 anos pelo jornalista e escritor Cecílio Elias Netto. Agora, os verbetes presentes na obra Dicionário do Dialeto Caipiracicabano – Arco, Tarco, Verva ganharam uma leitura leve e descontraída, como forma de marcar o aniversário de 252 anos da cidade. Trata-se da exposição As Feição do Arco, Tarco, Verva, com abertura na terça-feira, 6, às 15h, no hall do Salão Nobre Helly de Campos Melges da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

O diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Bruno Didoné de Oliveira, dá mais detalhes sobre o termo ‘feição’, utilizado no título da exposição: “como piracicabano que sou, cresci ouvindo meus avós falarem sobre a feição de alguém, quando se referiam à aparência externa de uma pessoa. É isso o que fazemos na mostra: levamos aos artistas a ideia e eles ficaram livres para escolher os verbetes a serem ilustrados. Assim, aproveitamos uma palavra típica do caipira, feição, e damos ao público a possibilidade de conhecer a leitura dos artistas sobre os verbetes.”

O livro Dicionário do Dialeto Caipiracicabano – Arco, Tarco, Verva é considerado um dos mais conhecidos do jornalista Cecílio Elias Netto. Sua sexta edição foi publicada em 2016, com 1.479 verbetes.

Além dos tradicionais “Arco, Tarco, Verva” ––que dão título ao livro––, entre os verbetes que ganharam releitura estão abafá, porva, reiná, reiva, posá, lavá a égua, lembrá de cabeça, malemá, migué, dor na escadera, um pé lá otro aqui, tedéo, filão, dois par de vaso, rua de duas mão, pau de virá tripa, dá coa mão, morte morrida, tirá paia, porca miséria e banho de gato.

Informações sobre o evento

Datas e horários

06/08/2019–30/08/2019

Visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Local

Câmara Municipal de Piracicaba

Rua do Rosário , 833

CEP 13400-183

Piracicaba, SP

  • (19) 3403-7130

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta