Este evento já ocorreu

50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba divulga regulamento

Cartaz oficial da edição 2023 é assinado por Zélio

O 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba) lançou essa semana o regulamento oficial desta histórica edição, que será inaugurada no dia 26/08.

O regulamento dispõe sobre datas, regras de participação, premiação e outras informações. E pode ser baixado em arquivo PDF no site do Salão de Humor: https://salaointernacionaldehumor.com.br.

Como destaca o regulamento, as inscrições de trabalhos em todas as categorias devem ser efetuadas até o dia 18/06. O documento também institui que o 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que fica aberto à visitação gratuita no Armazém 14, do Engenho Central, até o dia 29/10.

Sobre a participação dos artistas, o regulamento aponta que profissionais e amadores podem inscrever trabalhos autorais, que não foram selecionados anteriormente, não foram premiados no Salão Internacional de Humor de Piracicaba ou em outros eventos gráficos até a data de encerramento das inscrições.

Os trabalhos podem ser enviados por correio ou transportadora, por e-mail ou pessoalmente no Cedhu, que fica no prédio administrativo do Engenho Central.

Categorias temáticas

Cada artista pode inscrever no máximo três obras por categoria, que nesta 50ª edição são: cartum (humor gráfico com temas universais e atemporais), charge (humor gráfico com temas jornalísticos da atualidade), caricatura (humor gráfico que expressa os traços físicos e/ou de caráter de personalidade conhecida), tiras/HQ (arte gráfica em sequência; para HQs serão aceitas histórias com no máximo duas páginas) e tema Saúde Unimed (para trabalhos que abordem o tema saúde).

A novidade desta edição é a categoria Temático, que esse ano é 50 Anos: Crise da Meia Idade, proposto pela organização do evento.

Junior Kadeshi, diretor do Salão de Humor, comenta sobre a escolha. “O tema tem tudo a ver com os 50 anos do Salão e, com certeza, teremos trabalhos muito bons e engraçados relacionados a este tema, que inclusive é o medo de muita gente!”.

Premiação

O regulamento também estipula que, além dos prêmios para as categorias, poderão ser concedidos prêmios especiais, oferecidos pela Prefeitura, órgãos públicos ou por apoiadores, no decorrer do processo de inscrição e seleção.

Em relação à premiação, aponta o regulamento, além do valor monetário, os autores premiados receberão troféus criados por Zélio Alves Pinto.

Os valores dos prêmios deste ano ainda podem ser reajustados. É o que busca o projeto de lei 38/2023, que o Executivo enviou à Câmara em 16/03 e recebeu parecer favorável dos parlamentares, na 20ª reunião ordinária de ontem, 17/04. O texto foi votado em primeira discussão e precisa retornar ao plenário para nova apreciação e depois ser promulgado em lei.

Serviço

As inscrições para o 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18/06 pelo site do evento (salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br), via Correios (Avenida Maurice Allain, nº 454, Parque do Engenho Central. Caixa Postal 12. Piracicaba- SP, Cep: 13.405-123) ou pessoalmente no Cedhu, Prédio Administrativo, no Engenho Central. Para mais informações, os telefones são (19) 3403-2620 ou (19) 3403-2623.

Informações sobre o evento

Datas e horários

18/04/2023–18/06/2023

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta