Este evento já ocorreu

Piracicaba participa de Dia D estadual e nacional de combate às arboviroses

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, participa das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – promovidas pelo Governo de São Paulo e Ministério da Saúde, contra as arboviroses urbanas. Estas ações programadas, respectivamente, para esta sexta-feira, 01/03, em São Paulo, e no dia 02/03, em todo o Brasil.

Na cidade, o Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) vai fortalecer as ações nas duas datas com atividades de orientação à população e intensificação de combate à doença nas residências com a realização de mutirões casa a casa com agentes comunitários de saúde e agentes de controle de zoonoses. Haverá entrega de panfletos orientativos, além dos arrastões para retirada de inservíveis que são prováveis criadouros do mosquito Aedes, assim como o serviço de nebulização em bairros com grande incidência de casos confirmados para a doença.

Augusto Muzilli Júnior, secretário Municipal de Saúde, reforçou a importância da adesão da Prefeitura na campanha estadual. “Nosso trabalho é constante o ano inteiro e, neste momento mais crítico, estamos ainda mais empenhados no combate à dengue. Nesta semana, mantivemos os agentes de saúde fazendo visitas as residências, nosso trabalho de nebulização é diário em regiões consideradas de maior risco, fizemos entradas forçadas em residências inabitadas além de retirada de inservíveis em residência de acumulador. Além disso, nossas equipes trabalham constantemente junto à Secretaria de Educação, nas escolas municipais, com trabalho educativo junto às crianças. Nosso trabalho não para e contamos muito com o apoio da população”, enfatizou.

Karina Corrêa Contiero, coordenadora de Vigilância em Saúde (Cevisa) de Piracicaba, alerta para o atual cenário vivido na cidade, bem como em todas as cidades da nossa macrorregião. “Estamos em um cenário preocupante, no qual a incidência da dengue encontra-se acima do que seria o esperado pela tendência histórica. Portanto, é necessário que além das ações deflagradas pelo poder público, que haja a sensibilização e mobilização de toda população. Precisamos reforçar que principal medida de prevenção da dengue é a eliminação dos potenciais criadouros, ou seja, tudo aquilo que possa vir a armazenar água parada. Essa mobilização é uma chamada à sociedade para que reservem um tempo do seu dia para olhar para dentro e para o entorno de suas residências. Na grande maioria das vezes, o mosquito está dentro de casa!”, disse.

Ações

Neste sábado, 03/02, as ações da dengue estarão por toda a cidade com arrastões e mutirões. Com 60 agentes, o Mutirão da Dengue será das 8h às 13h, na região Oeste, passando pelos bairros Novo Horizonte, Kobaytat Líbano e adjacências tendo como ponto de encontro no Varejão do bairro à Rua Lauro Fernandes Ferrari, s/nº. Neste caso, as equipes do PMCA e agentes comunitários de saúde percorrem as casas para uma vistoria e avaliar se existe ou não possíveis criadouros do mosquito Aedes fazer as devidas orientações.

O Arrastão da Dengue será das 8h às 14h, na região Leste, e os bairros atendidos serão Pompéia, Sol Nascente, Chapadão, Alvorada, Jardim Itamaracá e Jardim Itaberá, tendo como ponto de encontro o Clube do Sindicato dos Metalúrgicos, na Av. Dois Córregos. Nesta ação, a orientação é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

Resultados

O Mutirão da Dengue realizado pela Secretaria de Saúde no último sábado, 24/02, visitou 941 residências nos bairros Jaraguá e Castelinho. Deste total, os agentes conseguiram verificar 455 casas, sem recusas (quando o proprietário não permite a entrada dos agentes) e 486 residências fechadas. Já o Arrastão da Dengue passou pelos bairros Campestre e Jardim Costa Rica onde recolheram 4,84 toneladas de inservíveis.

Para o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, é importante lembrar que o apoio da população é de extrema importância no controle da dengue, já que o Aedes aegypti é considerado um mosquito intradomiciliar (habita dentro das residências), uma vez que a fêmea precisa do sangue humano para maturação dos ovos e os deposita em qualquer recipiente que possa acumular água. “Cerca de 80% dos casos confirmados de dengue ocorrem com a pessoa sendo picada dentro de casa. Sendo assim, é importante a mudança de comportamentos e atitudes para melhorar o controle do mosquito, fazendo um check-list dentro de casas, eliminando todos os criadouros existentes”, lembrou.

Atendimento

Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo da sua casa para atendimento médico. Em Piracicaba, são mais de 70 unidades abertas (USF, UBS/Crab e UPA) com equipes preparadas para atender e acompanhar os casos suspeitos e confirmados da doença.

Denúncia

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação junto ao SIP 156 ou diretamente no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

Dados

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 01/01 a 27/02 de 2024 foram registradas 4.035 notificações para a dengue com 1.555 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2023, foram 1.172 notificações, 88 casos confirmados e nenhum óbito. Em 2022, foram 942 notificações, 38 confirmações, sem óbito.

Portal Dengue

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou esta semana o portal Dengue 100 Dúvidas com as 100 perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as fake news que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br

Prevenção

Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Usar repelente, inclusive dentro de casa;

– Eliminar focos de água parada;

– Tirar os pratos de vasos de flores e plantas;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.

Informações sobre o evento

Datas e horários

01/03/2024–02/03/2024

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta