MinC premia Cecílio Elias Netto por obra cultural

Cecilio-Elias-Netto_foto-MarceloFuzetiElias-1

O escritor e jornalista Cecílio Elias Netto, durante lançamento de seu livro “Piracicaba, a Florença Brasileira”. (foto: Marcelo Fuzeti Elias)

 O jornalista e escritor “caipiracicabano” Cecílio Elias Netto foi agraciado com a “Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti” – da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Governo Federal.

A premiação é atribuída de acordo com categorias culturais e regiões brasileiras. Segundo colocado na região Sudeste do Brasil, Cecílio foi contemplado no estrato “Diversidade Cultural”.

Cultura Viva

Entre os objetivos do MinC com esta premiação, está o atendimento à Política Nacional Cultura Viva, “com destaque para o reconhecimento dos agentes culturais que promovem a preservação, valorização e a difusão da diversidade cultural brasileira, bem como fortalecem as expressões das culturas populares e tradicionais protagonizadas por Mestras e Mestres”.

Neste contexto, o Ministério também busca ampliar a Rede Cultura Viva, “com a valorização e o incentivo aos Agentes Cultura Viva e aos Pontos de Cultura em redes territoriais e temáticas”.

Um “caipiracicabano” apaixonado

Próximo de completar 84 anos, Cecílio conta com uma trajetória de 68 anos de dedicação ao Jornalismo, dos quais 59 anos também dedicados à Literatura. Cecílio é, hoje, o decano dos jornalistas locais. E seja no Jornalismo, seja na Literatura, seu foco tem sido a preservação e a difusão da história e memória locais e regionais.

Apaixonado por sua terra natal, Cecílio, desde muito jovem, abraçou a missão de preservar e propagar a rica cultura piracicabana. Para expressar a motivação de seu apreço pelo resgate, preservação e difusão cultural, Cecílio empresta argumento de Agostinho de Hipona, o Santo Agostinho: “Ninguém ama aquilo que não conhece” – um ponto de partida e, também, quase uma advertência.

 

1 comentário

  1. Luiz Thomazi Filho em 04/03/2024 às 16:19

    Parabéns, Cecílio, que alegria, premiação muito mais do que merecida! Abraços.

Deixe uma resposta