Poupatempo e Casarão do Turismo sediam paralelas do Salão de Humor

Depois de um fim de semana intenso, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba segue com uma série de novidades. Como parte das atividades paralelas, a 39ª edição traz duas novas mostras: nesta quinta-feira (30), o Poupatempo recebe a exposição com trabalhos do acervo e no sábado (1º) é a vez do Casarão do Turismo abrigar O Humor está Servido. A entrada é gratuita.

A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, explica que a cada ano o CEDHU Piracicaba (Centro Nacional do Humor Gráfico) faz um trabalho para aumentar as ações externas ao Engenho Central. “Assim, damos maior visibilidade ao Salão e valorizamos as mais de 300 obras do acervo”, diz Rosângela, citando como referência as edições passadas evento: “em 2005 tínhamos quatro paralelas. Em 2011, conseguimos ampliar para 22 e este ano teremos 26 mostras.”

Inaugurado em março de 2010, o Poupatempo piracicabano realizou mais de 1 milhão de atendimentos entre janeiro e julho deste ano, conforme dados estatísticos do Governo do Estado de São Paulo. Sobre o conteúdo da Mostra do Acervo no Poupatempo, a organização do Salão preparou uma seleção de desenhos gráficos de importantes cartunistas brasileiros e estrangeiros premiados ao longo dos 39 anos de realização da mostra.

Quem visitar o Casarão do Turismo poderá conferir obras que possuem a alimentação como tema. Em 2011, este foi o convite que a organização da 38ª edição do Salão fez aos cartunistas para o prêmio temático. Como resultado, charges e cartuns que provocam reflexão sobre assuntos como a fome no mundo e o riso em relação ao exotismo de alguns hábitos alimentares, o crescimento da população e a preocupação em manter a forma.

Para Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba, ambos os espaços projetam o Salão de Humor entre o público das cidades vizinhas. “Os locais funcionam como pontos-chaves estratégicos. Ao escolhermos o Poupatempo e o Casarão do Turismo, pensamos na possibilidade de mais pessoas conhecerem o Salão, pois ambos são frequentados por moradores da região”, aponta.

MOSTRA PRINCIPAL – Aberta em 25 de agosto, a 39ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba traz na sua mostra principal 436 obras, divididas em 100 cartuns, 89 caricaturas, 76 charges, 78 tiras/HQs, oito peças tridimensionais e 85 trabalhos com o tema intolerância produzidos por artistas de todos os estados brasileiros e de 64 países.

O evento inclui ainda oficinas de desenho, lançamento de livros, desfile de moda e a 1ª Caminhada do Humor de Piracicaba, no domingo (2 de setembro), com concentração a partir das 8h no Engenho Central. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (19) 3403-2620 ou pelo e-mail [email protected]

Mostra do Acervo do Salão de Humor, no Poupatempo (Praça José Bonifácio, 700, Centro). Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h. Mostra O Humor está Servido, no Casarão do Turismo (rua do Porto, 1.433). Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h; sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h. Visitas até 14 de outubro. Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3403-2600.

Deixe um comentário