Audioguia auxilia visitantes do Museu

audioguia

Foto: Reprodução Google

A partir de agora, todos os visitantes do Museu Prudente de Moraes poderão se aprofundar ainda mais na vida pública e privada do primeiro presidente civil do Brasil, com a ajuda do sistema de áudioguia. A atividade gratuita possibilitará ainda, conhecer detalhes históricos de todo o acervo do museu piracicabano que conta com mais de 12 mil peças e contempla objetos e imobiliários de importantes nomes da cidade, como Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Menucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. A iniciativa é da Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi).

O aparelho (headfone) que diferencia a experiência dos visitantes, oferece informações de acordo com os ambientes da Casa, os objetos, quadros, documentos e fatos com aprofundamentos históricos. Um exemplo é a estátua do bandeirante Borba Gato que, com a nova tecnologia, será possível conhecer a história dos bandeirantes, a busca de pedras preciosas e ouro, a participação em atividades de captura de índios e comercialização para a escravidão, além de outras informações.

“Todo o acervo do museu passa a contar com um número e, quando digitado no aparelho, o visitante poderá ouvir informações extras, além das existentes nas etiquetas dos objetos”, explica a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

O Museu Prudente de Moraes, inaugurado em 1957, está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local onde residiu e advogou. Piracicaba tem um dos museus mais antigos do gênero Histórico e Pedagógico do Estado de São Paulo, dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético e conta com grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

Pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados podem solicitar visita monitorada. O Museu fica na rua Santo Antonio, 641, Centro. Informações: 3422-3069.

Deixe uma resposta