Zoo tem concurso para nome do tigre

tigre siberiano

Foto: Divulgação

A equipe do Zoológico Municipal criou um concurso para escolha do tigre siberiano que chegou recentemente vindo do Zoológico de Americana. Os visitantes poderão escolher uma das três opções de nomes disponíveis e depositar na urna colocada no Zoo para este fim. As opções são: Raj, Ragnar e Sidarta.

O felino, tem seis anos e pesa 250kg, nasceu em cativeiro no zoo de origem e ocupa o recinto que antes era de Léo, leão que veio da Bahia e que morreu aos 15 anos em julho do ano passado. O espaço foi adaptado e revitalizado para acomodar o tigre com conforto e segurança.

De acordo com o diretor do Zoo, o veterinário Thiago Vilalta, os tigres siberianos, diferente dos leões, são animais extremamente territorialistas, de hábitos solitários, o que os leva a viver isolados, desacompanhados até mesmo de animais da mesma espécie. “Em Americana ele vivia no mesmo zoológico que o pai. Apesar disso, nunca se encontravam, justamente pelo risco que ofereciam mutuamente. Enquanto um estava em exposição, outro ficava no reservado e a troca de espaços era feita diariamente”, explicou.

Esse fato resultou no encontro de interesses entre os responsáveis pelos zoológicos das duas cidades. Priorizando o bem-estar dos animais e com o objetivo de minimizar o estresse gerado pelo manejo ao qual pai e filho eram submetidos em Americana.

“Desde a morte do Léo (leão), buscávamos com zoos parceiros algum felino que pudesse ocupar o recinto que estava vazio. Há anos mantemos uma boa relação com os colegas de Americana, que nos informaram do ocorrido com os tigres siberianos. Então, houve o acordo para que o animal viesse por empréstimo a Piracicaba, onde viverá até que o zoo de Americana o solicite novamente, ou se obtermos em caráter definitivo um felino de grande porte”, relatou o diretor do zoo. A urna já está no Zoo e deve permanecer até final de setembro.

Deixe uma resposta