Merlí: mora na filosofia

Merlí

Francesc Orella e o jovem elenco

Nesses tempos violentos, um professor de filosofia vem causando sensação na Netflix. É Merlí, o mestre charmoso e irreverente interpretado com garra por Francesc Orella na série catalã de mesmo nome que se tornou cult.

O que faz Merlí? Ele é um professor que se recusa a seguir a cartilha de outros acomodados. Incentiva seus alunos, entre eles o próprio filho rebelde, a pensar livremente, sem amarras. Logo na primeira aula, ele procura demolir o mito de que “filosofia não serve pra nada”, algo que os adolescentes, inseridos nesse mundo material, acreditam como nunca.

É inevitável que a gente pense em Sociedade dos Poetas Mortos, filme querido de muita gente, e seu lema “Carpe Diem”. Porém, ao contrário do herói vivido por Robin Williams naquele drama, Merlí tem também uma saudosa dose de malandragem, o que o torna ainda mais interessante.

A série foi uma surpresa na Espanha, onde alcançou altos índices de audiência desde os primeiros episódios. Está na grade da Netflix desde dezembro de 2016 e conquista fãs a cada dia. A quarta temporada já está prevista.

Deixe uma resposta