Edith Piaf: hinos ao amor

piaf

Arquivo

Dez canções inesquecíveis daquela que é considerada a maior cantora francesa de todos os tempos

1 – LA VIE EM ROSE (1946)

O maior sucesso da cantora, que marcou seu nome para sempre. A melodia é dela, com letra do parceiro Louis Guglielmi. Vendeu milhões de discos em todo o mundo e teve várias regravações, inclusive uma versão disco nos anos 80 com Grace Jones.

2 – NON, JE NE REGRETTE RIEN (1956)

A canção, escrita por Michel Vaucaire e Charles Dumont, marcou o retorno triunfal de La Piaf ao sucesso após uma fase depressiva e sob os efeitos das toneladas de remédios. É feita para mulheres de fibra. Cássia Eller a regravou no seu disco acústico de 2001.

3 – MILORD (1960)

Escrita para ela por Georges Moustaki, era um dos momentos marcantes em seus shows, com uma interpretação arrebatada  e que levantava as plateias. A letra fala sobre um homem rico que está sofrendo por amor e conhece uma mulher da noite.

4 – HYMNE À L’AMOUR (1950)

A letra, da própria Piaf, fala sobre a perda de seu grande amor, o pugilista Marcel Cerdan, que morreu num acidente aéreo. Sua amiga Marguerite Monnot compôs a melodia. Maysa e Dalva de Oliveira, entre outras cantoras brasileiras, gravaram versões nacionais.

5 – SOUS LE CIEL DE PARIS (1951)

Foi tema principal do filme Sob o Céu de Paris, dirigido por Julien Duvivier. Na tela era interpretada por Jean Bretonnière. Juliette Greco, a musa do existencialismo francês, também a interpretou, assim como Yves Montand. Mas Piaf se apropriou da canção e a tornou sua marca.

6 – LA FOULE (1957)

A melodia foi criada nos 1930 por Angél Cabral e era uma valsa popular em vários países da América Latina. Piaf a ouviu durante um concerto em Buenos Aires e pediu ao amigo Michel Rivgauche que fizesse uma letra em francês. Foi sucesso imediato.

7 – PADAM PADAM (1951)

Conhecida pela intensa dramaticidade de suas interpretações, Piaf se permitia brincar um pouco com Padam Padam, que tinha um toque de humor. Foi um enorme sucesso e descrita como “uma música que gruda em sua cabeça e fica por muito tempo”.

8 – L’ACCORDEONISTE (1952)

O tema principal da música não é tanto o instrumentista que toca o triste acordeom pelas noites francesas. Mas sim as moças que enfrentam o frio das ruas para ganhar a vida. Um conto realista do pós-guerra. Piaf conhecia bem essas garotas, no tempo em que cantava na ruas.

9 – MON DIEU (1953)

Uma das canções românticas mais derramadas de La Môme (A Pequenina), como Edith Piaf era conhecida na França. A letra fala de uma garota que apela a Deus para que conserve seu namorado, “mesmo que eu esteja errada por isso”.

10 – LES TROIS CLOCHES (1945)

A música sobre os três sinos de uma igreja foi um dos primeiros sucessos de Piaf, que gravou acompanhada pelo grupo Les Compagnons de la Chanson. O grupo norte-americano The Browns a regravou em 1959, com o título The Three Bells.

Deixe uma resposta