18º Desfile da Banda da Sapucaia

cartaz_sapucaia2014_menorO Desfile do Bloco da Sapucaia acontecerá no sábado, dia 22 de fevereiro, com o percurso seguindo na contramão da Rua Moraes Barros até a avenida Armando Salles de Oliveira.

A concentração terá inicio a partir das 12h, na Praça “Bonga e Daniel”, que fica atrás do Estádio Barão da Serra Negra, entre as ruas Silva Jardim e Moraes Barros. A descida começa às 14 horas, com encerramento e dispersão às 18h. Não haverá praça de alimentação e nem show musical após o desfile do bloco.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Turismo junto à Associação Amigos da Sapucaia, com a participação das demais secretarias municipais, no âmbito de suas competências. Este ano, buscando proporcionar mais segurança para as pessoas, algumas mudanças no trajeto e na estrutura do evento foram implantadas pelos organizadores.

Para informar essas mudanças aos moradores e comerciantes do Bairro Alto, que fica no entorno do evento, foi distribuído um folheto informativo no início de fevereiro, para que todos estejam cientes de toda a programação do desfile (percurso, horário, montagem e desmontagem de equipamentos, bloqueio das ruas, limpeza etc).

Neste informativo, a Secretaria de Turismo também recomendou aos moradores da via principal (Rua Moraes Barros) e entorno, que não aluguem seus banheiros, e informou que não será permitida a venda de bebidas alcoólicas ou mesmo qualquer produto alimentício nas residências. Caso o proprietário da residência seja visto vendendo produtos de forma irregular, poderá ser denunciado ao Ministério Público. Este material também esta disponível para consulta no site da Setur (www.setur.piracicaba.sp.gov.br)

Mudanças no Desfile da Sapucaia

Para a realização do evento, as doze ruas paralelas a rua Moraes Barros serão fechadas com gradil, a partir das 12h. A retirada dos gradis e a liberação do trânsito para os carros acontecerá imediatamente após a limpeza das ruas, que será concluída após o recolhimento de todo o lixo produzido, e também por um caminhão que jogará água quente, de reuso, com detergente nos pontos onde houver necessidade. Cerca de 100 banheiros químicos serão distribuídos por todo o trajeto.

Haverá 02 (duas) ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Saúde – SAMU no local, durante o período do evento, e aproximadamente 20 câmeras monitorando todo o percurso do desfile. Uma parte das câmeras é de monitoramento da Central de Monitoramento Eletrônico – Cemel, da Guarda Civil, e cobrem toda a extensão da Rua Moraes Barros. As outras câmeras serão instaladas pela empresa contratada pela Setur, nos pontos em que as câmeras da Cemel não monitoram. O sistema das câmeras será integrado e o desfile monitorado em tempo real.

Em cada fechamento de rua com gradil haverá a presença de controladores de acesso (contratados pela SETUR), e do lado de dentro do gradil, no local delimitado pela organização para a realização do evento, não será permitido: o ingresso de bebidas destiladas; o uso de materiais acondicionados em vidros e afins; e equipamentos que possam ser utilizados como arma no local, sendo somente permitido o consumo de bebidas em latas e copos plásticos. A Polícia Militar e Guarda Municipal, terão autoridade para apreender e recolher os mesmos.

O comércio ambulante eventual será autorizado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Renda – SEMTRE, excepcionalmente para atender às necessidades do Desfile da Banda da Sapucaia 2014, no dia 22 de fevereiro de 2014, das 12h00 às 18h00.

Serão fornecidas 20 (vinte) autorizações para o comércio ambulante eventual no Desfile da Banda da Sapucaia 2014, e poderão comercializar apenas refrigerante em lata, cerveja em lata, e água em garrafa plástica ou copo plástico. Os ambulantes deverão usar a pulseira e crachá de identificação, que serão entregues pela SEMTRE.

O comércio local que não se enquadre nas atividades autorizadas (“comércio de produtos alimentícios e afins”), deverão encerrar o atendimento ao público às 12h do dia 22/02/14, dia do evento.

Segundo Rose Massaruto, secretária de Turismo de Piracicaba, o carnaval é a maior manifestação cultural brasileira, devendo ser respeitada e incentivada, garantindo a oportunidade de que todos a vivenciem. “O Desfile da Sapucaia é um dos maiores eventos de carnaval da cidade de Piracicaba, e este ano estamos com a organização completamente focada em realizar um evento com segurança, para o entretenimento da população e visitantes.”

Para André Luiz Fonseca, organizador e um dos fundadores da Banda da Sapucaia, é esperado um público igual, ou até maior do que nos anos anteriores. “A mudança no trajeto vai melhorar muito para os foliões que vem para o desfile da Sapucaia. São famílias inteiras e grupos de amigos que vem exclusivamente para se divertir e aproveitar saudavelmente essa festa maravilhosa. Além disso, este ano, vamos ter uma melhora na qualidade do som, sem o risco dos trios elétricos perderem o “link” e a diversão ser prejudicada”, afirmou.

Transmissão ao vivo pela Educativa FM

Outra importante novidade, é que a Rádio Educativa FM (105,9Mhz) transmitirá ao vivo o som dos três trios elétricos do desfile, o que vai melhorar significativamente a qualidade e a sincronização entre eles, e possibilitar que as pessoas que não poderão ir presencialmente no evento, curtam o Desfile da Sapucaia pelo rádio.

“Estabelecemos essa parceria inédita com a Secretaria de Turismo (Setur) pela primeira vez nos 25 anos de história da emissora. Todos os detalhes estão sendo providenciados e cuidadosamente checados, para levar a melhor cobertura da folia às famílias de Piracicaba e Região”, afirmou a diretora-presidente da Educativa FM, Jacqueline Santana. Além do Desfile da Banda da Sapucaia, a Rádio Educativa FM fará a cobertura completa do Carnaval no dia 01 de março, com transmissão ao vivo do Desfile das Escolas de Samba direto da Avenida Armando Salles de Oliveira.

Deixe uma resposta