Semtre realiza inscrição para cursos de qualificação

Acontece na quarta-feira, 10/05, a partir das 8h, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), as inscrições para cursos de qualificação profissional gratuitos. São 110 vagas, distribuídas entre os cursos de encanador (20), eletricista predial e residencial (20), design de sobrancelha (10), NR35 (30) e porteiro e vigia (30).

Os cursos atenderão preferencialmente os desempregados e 10% das vagas serão destinadas para pessoas com deficiências, mediante a apresentação de laudo comprobatório. São requisitos para os cursos de encanador, eletricista predial e residencial e design de sobrancelha, residir em Piracicaba, ter 16 anos completos e, no mínimo, ensino fundamental incompleto (a partir da 5ª série). Para os cursos de NR35 e porteiro e vigia, só muda a idade, que são 18 anos completos.

Serão realizadas duas inscrições para cada vaga oferecida, respeitando para a convocação a ordem de inscrição e o atendimento aos requisitos. Quando chegar no limite, as inscrições serão encerradas.

Os interessados devem comparecer na Semtre (rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900 – Centro), munidos do original da Carteira de Trabalho e dos originais e cópias de RG, CPF, comprovante de endereço recente e comprovante de escolaridade.

Além do curso gratuito, todos receberão lanche e todo o material necessário para a realização das aulas. Para os inscritos que necessitarem, será oferecido o vale-transporte. Também será ofertada para os inscritos dos diferentes cursos, aula de empreendedorismo, ministrada pela equipe da Secretaria.

Conforme explicado no material de divulgação da Semtre, a intenção com a oferta destes cursos é implementar condições que garantam a formação profissional dos trabalhadores com qualidade e agilidade, com foco nas necessidades reais dos setores da economia local, o aumento das chances de inserção e reinserção no mercado de trabalho, bem como apoio à geração de renda.

A oferta de cursos é fruto de iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semtre, em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). A realização destes cursos foi ratificada pela Comissão Municipal de Emprego de Piracicaba (ComEmprego).

Para oferecer outros cursos, a Semtre, junto com a ComEmprego, realizará no próximo mês, encontros com empregadores e trabalhadores dos segmentos do comércio, indústria, serviço e construção civil.

Deixe um comentário