Que a interatividade esteja com você

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

swdayComemorado desde 2011, 04/05 é o dia de Star Wars. Tentando focar o que foi produzido de literatura interativa dessa clássica série dos cinemas, separei algumas coleções que talvez alguns fãs desconheçam:

1) Star Wars Starfighter Battle Book (1989): Par de combat books cujo sistema lembra o clássico Ace of Aces para simular combates de naves interestelares. Lançada pela West End Games.

2) Star Wars: The Lost Jedi (1993): Série de dois livros que também foi lançada em um único volume posteriormente. Seus enredos são interligados e é possível aproveitar o personagem do primeiro livro para o segundo, o qual possui seis atributos e vinte pontos para distribuir entre eles e permitem que ações especiais sejam feitas durante o jogo. Ao final de cada aventura há um “Banco de Dados” que contém descrições de itens que podem ser consultadas a qualquer momento. Curiosamente, apesar da origem norte-americana e da enorme popularidade da franquia Star Wars, esses livros nunca foram impressos nos Estados Unidos.

3) Star Wars Missions (1997-1999): Série de livros adquirida por correspondência por meio de um clube de leitura promovido por escolas. Seus membros, primeiro, receberam um kit contendo dois dados (um de seis lados e outro de doze), um livro de regras, um bloco de folhas de pontuação, um caderno em branco, algumas cartas de baralho, um pôster pequeno e a primeira aventura da série. Embalagens subsequentes continham livros, mais cartas e pôsteres adicionais. Os membros desse “clube” também receberam uma revista chamada Star Wars Kids. Cada livro contém vários capítulos lineares seguidos de partes não sequenciais em que o leitor deve primeiro selecionar algumas cartas (representando personagens, veículos, armas e poderes) com base nos critérios especificados pelo livro. Ao contrário da maioria dos livros-jogos, essas aventuras não apresentam seções numeradas, nem instruem o leitor a se voltar para páginas específicas devido a sua sequência linear de eventos. Cada um deles é descrito e, em seguida, várias opções são listadas. O leitor deve selecionar uma dessas opções e, em seguida, avançar para encontrar a seção correspondente descrevendo os resultados de sua escolha. Os leitores às vezes são forçados a revisar suas decisões antes de prosseguir, mas nenhuma escolha leva a um final prematuro. Uma vez que a vitória é inevitável, a jogabilidade gira em torno de uma pontuação obtida ao longo da aventura. Rolamento de dados e valores impressos nos cartões são frequentemente usados ​​para aumentar ou diminuir essa pontuação, e embora não tenha impacto no jogo, pode ser considerado uma variante de sucesso. Depois de vinte aventuras baseadas na trilogia original deStar Wars, a série chegou ao fim e foi substituída pela Star Wars Episode I Adventures.

4) Choose Your Own Star Wars Adventure (1998): Últimos livros-jogos a serem publicados pela emblemática coleção Choose Your Own Adventure (no Brasil essa série ficou conhecida como Escolha Sua Aventura). Possuem capas extravagantes com hologramas. Trata-se de uma trilogia de romances de edição limitada de colecionador escritos por Christopher Golden e publicados pela Bantam. Os três livros acompanham os eventos que ocorrem na trilogia original, mas também permitem ao leitor a qual página se dirigir para continuar a história. O leitor assume o papel do melhor amigo de Luke Skywalker e deve se juntar à Aliança Rebelde, tornar-se um Cavaleiro Jedi e salvar a galáxia do Império.

5) Star Wars: Космически завоеватели (1998): Pertencente à série búlgara Стратегическа книга-игра (Strategicheska kniga-igra, algo como “Livros-jogos estratégicos”) de livros-jogos de temáticas variadas, Star Wars: Космически завоеватели (ou Star Wars: Kosmicheski zavoevateli, traduzido literalmente como “Star Wars: Invasores espaciais”) é o único dela cuja temática é Star Wars.

6) Star Wars Episode I Adventures (1999-2000): Essa série foi publicada pela Scholastic para coincidir com o filme de 1999 (Star Wars: Episódio I: The Phantom Menace). Os livros foram escritos por Ryder Windham, Dave Wolverton e A. L. Singer (pseudônimo de Peter Lerangis). Foi originalmente enviado para os assinantes em uma caixa de papelão preta, que continha uma case de Darth Maul, referência ao Star Wars: Episode I Adventures Headquarters, o qual, por sua vez, armazenava os seguintes itens: 12 cartas de baralho, 1 par de dados (sendo um de 10 e o outro de 20 lados), 1 caderno para anotar informações importantes sobre a aventura, 1 ficha de escore para anotar a pontuação obtida na aventura, 1 pôster, 1 romance da aventura, 1 livro-jogo, 1 guia de aventura, 1 cartão de identidade (ficha) do personagem e 1 revista (Star Wars Kids).

7) Star Wars Adventures (2002-2003): Continuação do Star Wars Episode I Adventures. Possui um sistema de regras do tipo RPG e seu enredo ocorre durante o período entre os filmes dos Episódios I e II.

8) Star Wars – The Clone Wars: Decide Your Destiny – série norte-americana (2008-2009): Os dois primeiros títulos dessa série são livros-jogos tradicionais, mas o terceiro título adiciona elementos online ao enredo, com códigos que destravam conteúdo exclusivo em seu site oficial. Nessa série o leitor pode combater as forças do mal ou juntar-se a elas, num formato inovador publicado pela Penguin.

9) Star Wars – The Clone Wars: Decide Your Destiny – série britânica (2009-2010): Essa coleção britânica possui o mesmo nome da norte-americana. Os primeiros livros de ambas as séries têm o mesmo título, mas são histórias diferentes.

10) Dragon Age & Star Wars (2015): Paródia que permite o leitor escolher seu caminho no confronto erótico entre os personagens dos universos de videogame Dragon Age e Star Wars: Knights of the Old Republic. Permitido, claro, somente para maiores de 18 anos. Nele são apresentados os seguintes pares: Bastila Shan e Morrigan, Mission Vao e Wynne, Juhani e Leliana. Os personagens deStar Wars: Knights of the Old Republic entram no universo Dragon Age e é o leitor quem decide o que pode acontecer.

Deixe uma resposta