O ícone Elton John

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

rocketman-648×4502

Foto: Divulgação

Revisitar Elton John é o grande mérito do filme “Rocketman”, dirigido por Dexter Fletcher. Com o papel da estrela do rock desempenhado com carisma por Taron Egerton, a obra traz questionamentos importantes sobre a arte de modo geral e sobre a personalidade de um dos mais importantes ícones do século passado.

Um dado essencial está na maneira como é retratada a relação de Elton John com a família. Temos um pai que o ignora, uma mãe que não o entende e uma avó que logo percebe o talento do neto como pianista. É claro que é simplificador pensar que o astro se desenvolveu como uma reação a isso tudo, mas é impossível não existir elos entre esse background e a carreira.

Outro ponto está na confusa relação do artista com seus empresários, marcada inicialmente pela desconfiança e pelo paternalismo; e, depois, pela sexualidade, drogas e uma maratona exaustiva de gravações e apresentações. As pressões da fama surgem como insuportáveis e a solidão existencial conduz a todo tipo de excesso, seja de substâncias químicas, de todo tipo de relação sexual sem afeto e de uma superexposição pública.

Como grandes momentos do filme, temos a abertura e a cena em que o artista literalmente flutua e faz o público também levitar, um instante mágico que ficará marcado na memória de quem se aventurar pelos passos e notas de um ícone ainda vivo que marcou toda uma geração e nos assombra até hoje com sua competência e versatilidade.

Deixe uma resposta