Valores imprescindíveis

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

missao_impossivel_missao_fallout

Foto: Reprodução Google

O que dizer de ‘Missão: Impossível – Efeito Fallout’? Sob a direção de Christopher McQuarrie, Tom Cruise interpreta pela sexta vez o carismático Ethan Hunt. Talvez pareça ser mais do mesmo, mas há dois fatores que merecem ser vistos com especial carinho no sentido de pensar os valores contemporâneos.

Um deles está no início do filme, quando Ethan prefere salvar a vida de um colega da equipe, mesmo isso colocando em risco o êxito da missão. Defender o humanismo numa sociedade tecnológica traz uma mensagem que merece delicada e dedicada reflexão. Afinal, não devemos cuidar uns dos outros sempre?

Outro elemento importante se faz presente no filme em duas frases muitos comuns do herói que caminham em paralelo. Ele costuma dizer “Estou trabalhando nisso” e “Terei que improvisar”. São declarações simples e não podemos dizer que sejam profundas, mas de extremo valor hoje em dia. A primeira indica comprometimento; a segunda valoriza o imponderável, aquele elemento que os verdadeiros líderes trazem à tona quando tudo parece estar perdido.

Valorizar as pessoas, colocando-as em primeiro lugar, nunca desistir e saber que, às vezes, por melhor que seja o planejamento, é essencial estar pronto para mergulhar no vazio e inesperado, porque nem todas as variáveis estão sob controle, são atitudes que engrandecem nossa capacidade cotidiana de fazer o impossível. Experimente!

Deixe uma resposta