Escola Municipal recebe Prêmio Destaque Ambiental

O projeto “Pequenas Ações para um Mundo Melhor” praticado desde 2009 pela Escola Municipal Professor Fabio de Souza Maria, bairro São Francisco, rendeu à unidade o recebimento do Prêmio Destaque Ambiental, edição de 2013, de autoria do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba). A solenidade acontece no dia 6, a partir das 19h, na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

Esta é a 15ª edição do Prêmio e foi instituído com o objetivo de homenagear as melhores práticas ambientais em Piracicaba promovidas por órgãos públicos, instituições privadas, terceiro setor e cidadãos. Para a Secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, ações e projetos relacionados à sustentabilidade são fundamentais para despertar nas pessoas concepções e hábitos diferentes em todos os aspectos, inclusive no ambiental. “A consciência associada à sensibilidade, criticidade e atitudes proativas farão, com toda a certeza, diferença no futuro, principalmente quando trabalhadas junto a nossas crianças”, acredita.

O envolvimento dos alunos nas ações propostas pela escola é muito vísivel, de acordo a diretora Sandra de Souza. “Elas (as crianças), praticam atitudes mais conscientes e assertivas até nos relacionamentos e conflitos diários, nos cuidados pessoais e nas reflexões sobre conceitos existentes”, conta.

Dentre as práticas do projeto destacam-se: arrecadação de óleo em parceria com Disk-Óleo, separação de lixo úmido e seco, consumo consciente de materiais escolares pelas professoras e alunos e redução da produção de lixo em cada sala de aula. Ao todo são 22 professores e 600 crianças envolvidas no projeto, além de pais, comunidade e toda equipe escolar.

Deixe uma resposta