IHGP disponibiliza, na internet, edições da revista Mirante

Revista-Mirante

(imagem: acervo IHGP)

O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba – IHGP está disponibilizando algumas edições da revista Mirante no Flickr. É possível visualizar estas edições e salvá-las no formato JPG (figura) em qualquer plataforma digital de acesso, seja no PC, smartphone, tablet e outros. O objetivo é divulgar uma importante publicação piracicabana. Através do acervo, é possível visualizar algumas edições, acompanhar artigos da época e ver publicidades de empresas dos anos 1950 e 1960.

A revista Mirante foi a precursora das revistas na Noiva da Colina. A publicação abordou a sociedade, comércio, indústria, esporte, humor, entre outros temas. Uma infinidade de assuntos numa cidade que estava em franco crescimento. A revista circulou durante quatro anos, e, depois, foi recriada nos anos 1980. A direção era de Renato Wagner, renomado artista plástico da cidade.

Segundo Cecílio Elias Netto, a principal revista que Piracicaba teve foi Mirante, criada em 1957 por Renato Wagner, Fued Helou Kraide e Arlindo Romani. Durante muitos anos, teve sucesso absoluto, com colaboradores do nível de Joaquim do Marco, David Antunes, a intelectualidade piracicabana, e fotos de Idálio Filetti e Ary Lacorte. Mirante inovou, conseguindo grande projeção, especialmente pela audácia, na época, de suas capas apresentarem fotos de moças da sociedade piracicabana.
Para conhecer as edições da revista Mirante disponibilizadas pelo IHGP:

Deixe uma resposta