Este evento já ocorreu

Espetáculo celebra os 30 anos do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP

preludio

O espetáculo Quando a manada dança… Prelúdio para o fim, parte integrante dos 30 anos de jornada do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP, reflete sobre a massificação da sociedade e sua submissão ao totalitarismo. Questionando o lado desconhecido da mente humana, a peça acontece no SESI Piracicaba, nos 10, 11, 12, 26 e 29 de novembro, 20h e aos domingos, 19h. Os ingressos estão disponíveis para reserva gratuita no sistema Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).

Em um dia qualquer aparece um rinoceronte. Depois outro e outro…Ou será o mesmo que foi visto anteriormente? Ele era unicórneo ou bicórneo? De repente, os moradores se dão conta de que uma manada de rinocerontes invadiu a cidade. Com o tempo as pessoas passam a desaparecer. Será que estão passando por um processo de rinocerontização? Seriam os rinocerontes sinais de mudanças? Qual deles se transformará? “É preciso acompanhar a evolução”, diz a personagem que logo depois se transforma na fera.

A peça faz parte do trabalho coletivo do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do SESI Piracicaba, sob direção de Fátima Monis, orientadora de Artes Cênicas do SESI-SP, e está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, este ano, o tema Portas Abertas.

“Os diversos encontros com nossos alunos permitem um aprendizado constante em relação ao poder transformador da arte na vida das pessoas. Seja com o teatro, ou qualquer outra manifestação artística, o aluno é sensibilizado para a reflexão sobre a vida, sobre as diversidades, e novas possibilidades”, ressalta a orientadora.

Assim como nas temporadas passadas, o Cena Livre traz à tona a liberdade de experimentação, em uma composição interdisciplinar que só o teatro amador pode oferecer.

Informações sobre o evento

Datas e horários

10/11/2017–29/11/2017

Dias 10, 11, 12, 26 e 29 de novembro, 20h e, aos domingos, 19h

Local

Sesi Piracicaba

Avenida Luiz Ralph Benatti, 600

Vila Industrial

CEP 13412-248

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis

Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi ). Os ingressos remanescentes (se houver) serão distribuídos 1h hora antes do início do espetáculo.

Sinopse

Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP

Com 30 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do SESI-SP. Atende mais de 6 mil alunos por ano, atuando na promoção da qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral. São ao todo 21 unidades, espalhadas em 18 cidades em todo Estado - A.E. Carvalho, Catumbi (Belenzinho), Vila Leopoldina e Vila das Mercês; Grande São Paulo: Mauá, Osasco, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo; litoral: Santos. Interior: Araraquara, Birigui, Campinas, Franca, Itapetininga, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

 

Cena Livre 2017

Todos os anos, em novembro, ao fim do Módulo Múltiplas Linguagens do NAC, os alunos apresentam os espetáculos inéditos, idealizados e produzidos com direção e mediação de seus orientadores de artes cênicas. Gratuitas e abertas ao público, as apresentações das peças fazem parte do processo formativo do curso livre anual, não profissionalizante. O Encontro Cena Livre inclui o intercâmbio entre as unidades do NAC para a troca de experiências e o intercâmbio das ideias que cada grupo trabalhou durante todo o curso.

O módulo, voltado para alunos com mais de 18 anos, propõe um aprofundamento na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e do processo de montagem. Prepara o aluno para a construção dos enredos e dos personagens, idealização dos figurinos e dos cenários e em toda a produção dos espetáculos, tudo sob o olhar apurado dos orientadores de artes cênicas do SESI-SP.

Para convergência dos conteúdos, a cada ano, um tema central norteia a pesquisa dos NACs, respeitando as características e os interesses de cada grupo, possibilitando torná-lo mais abrangente. Nesta edição de 2017, o tema escolhido, em conjunto com os alunos, foi Portas Abertas, assim como são as oportunidades que o NAC oferece aos seus participantes e, consequentemente, às comunidades a que pertence, em comemoração aos seus 30 anos de atuação.

O alinhamento dos temas do Encontro Cena Livre iniciou em 2012, quando as produções utilizaram a obra de Nelson Rodrigues (1912-1980). No ano seguinte, a temática proposta foi Brasilidade, em 2014, Memória e Cidade, em 2015, Histórias Fantásticas e em 2016, Mito e Realidade.

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta