Este evento já ocorreu

Reverenciando a cultura popular, ‘Oi Lá, Inezita’ tem apresentação online

Inspirado na vida e na obra de Inezita Barroso (1925-2015), uma das mais importantes figuras da cultura caipira brasileira, o espetáculo “Oi Lá, Inezita”, da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto (SP), chega a Piracicaba e região nesta terça (15), em apresentação única, online e gratuita. A iniciativa é realizada em parceria com o Ponto de Cultura Arte Garapa e Andaime Teatro Unimep. A exibição acontece às 20h, no Facebook (www.facebook.com/garapacultural).

A peça é uma fábula musical que evidencia o amor da artista pela cultura de raiz brasileira, em especial a caipira, mergulhando na Inezita folclorista, pesquisadora, difusora e defensora das expressões populares, e também em sua determinação para romper paradigmas em uma sociedade machista.

Uma violeira curiosa

A narrativa apresenta uma violeira curiosa que subverte a lógica do mundo ao acreditar que não há um lugar definitivo para as coisas, dando início a viagens por diferentes locais do Brasil buscando, metaforicamente, não deixar morrer nossos diversos modos de ser, fazer, saber, dizer, viver e festejar. Com música, dança e poesia, afloram no palco elementos da cultura popular e tradicional brasileira, relembrando a artista eternizada na memória coletiva por sua voz, viola, pelos sotaques regionais reproduzidos em suas interpretações e pela sua trajetória na televisão brasileira, onde por mais de 30 anos apresentou o programa dominical “Viola, Minha Viola”.

Com direção de Fagner Rodrigues, além da personagem-título recriada da infância à velhice por três atrizes (Jaqueline Cardoso, Márcia Morelli e Simone Moerdaui), a montagem traz alguns personagens apresentados por Inezita nas músicas que interpretou e outros que ela poderia ter conhecido durante seus estudos. Também estão em cena Diego Guirado, Fabiano Amigucci e Glauco Garcia.

“Ao realizarmos nossas investigações sobre Inezita Barroso descobrimos as riquezas não apenas da mulher, cantora, atriz, professora, apresentadora e instrumentista, mas especialmente da pesquisadora. Optamos por não realizar um espetáculo documental, mas um espetáculo que difunda e valorize a diversidade da cultura popular brasileira pesquisada por ela e que apresente, esteticamente, contornos dessa cultura tão plural”, explica o diretor. A dramaturgia é uma criação coletiva da direção e elenco, sob a orientação do diretor e dramaturgo Marcelo Romagnoli (Banda Mirim).

O roteiro musical parte das canções gravadas por Inezita em decorrência de suas pesquisas em torno de manifestações como cururu, maracatu, moda de viola, ponto de umbanda, entre outras. As peças são executadas ao vivo por vozes e instrumentos como viola caipira, sanfona e percussivos. Babaya Morais e Everton Gennari assinam a direção musical e preparação vocal.

Documentário

Após o espetáculo, a Cia. Cênica exibe o documentário inédito “Oi Lá, Inezita: Por Trás da Cena”, que revela detalhes sobre o processo de montagem da peça, aproximando o público do trabalho realizado antes de levar a obra para o palco. Na ficha técnica da produção, Carolina Capelli (roteiro, montagem e pesquisa) e Guilherme Di Curzio (direção de fotografia, som direto, mixagem e finalização).

Live sobre manifestações populares locais

Dentro da programação, a companhia ainda promove a live “Escutas Populares”, na quarta (16), 20h, também no Facebook do Garapa. Integrantes do elenco receberão o ator pesquisador e produtor cultural Antonio Chapéu, cofundador do Grupo Andaime, em um bate-papo sobre as manifestações populares locais, seus próprios saberes e fazeres e também questões acerca do modo como segue produzindo, resistindo e transmitindo o legado para outras gerações.

Criado em Piracicaba em 1986, a partir de 1996, o Andaime passou a desenvolver pesquisas sobre a cultura popular, a partir da tradição oral, tendo como objetivo desvendar o universo caipira. Vários  elementos dessa tradição foram surgindo como o cururu, a congada, o catira,  a Festa do Divino, além de vários mitos e lendas. Frutos dessas pesquisas surgiram montagens como “Lugar onde o peixe para” e “As Patacoadas de Cornélio Pires”, entre outras.

As atividades online fazem parte do projeto da Cia. Cênica contemplado no Edital 02/2019 do ProAC que previa um conjunto de ações presenciais e por conta da pandemia foi transportado para o ambiente virtual.

Serviço

Espetáculo virtual ‘Oi Lá, Inezita’ e documentário ‘Oi Lá, Inezita – Por Trás da Cena’

 15/6, terça, 20h. Gratuito. Exibição pelo Facebook do Ponto de Cultura Arte Garapa (www.facebook.com/garapacultural).

Live Escutas Populares, com participação de Antonio Chapéu (Grupo Andaime/Piracicaba)

16/6, quarta, 20h. Exibição pelo Facebook do Ponto de Cultura Arte Garapa (www.facebook.com/garapacultural).

Mais informações: instagram.com/ciacenica ou fb.com/ciacenica

Teaser do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=ppseVk0pM60

Informações sobre o evento

Datas e horários

15/06/2021–16/06/2021

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta