Zé do Caixão é homenageado em exibição do “Pontos MIS”
- L
- 20/06 16:00
- Mais informações
Em comemoração ao Dia do Cinema Nacional, celebrado em 19 de junho, três dos quatro sábados de junho ganham sessão de filmes brasileiros consagrados. A edição do Pontos MIS deste sábado, 20/06, homenageia o trabalho de um dos maiores diretores brasileiros José Mojica Marins, com a exibição de um de seus clássicos: “À meia-noite levarei sua alma”. A sessão, realizada em parceria com a SP Cine Play, acontece gratuitamente às 16h. Os interessados devem fazer a inscrição prévia por meio do link https://docs.google.com/forms/
O bate-papo ao vivo acontece às 18h no canal MIS do YouTube. Participam da conversa, que tem mediação de Carlos Primati (pesquisador especializado no cinema fantástico), os jornalistas e biógrafos de Mojica, Ivan Finotti e André Barcinski; Paulo Biscaia (diretor, roteirista e editor de cinema) e Marcelo Miranda (jornalista, crítico de cinema, pesquisador e programador).
À meia noite
O filme “À meia-noite levarei sua alma” foi lançado em 1964 e, atualmente, faz parte da lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, feita pela Abraccine. O longa conta a história do cruel agente funerário Zé do Caixão que vive a obsessão de encontrar a mulher superior, capaz de gerar o filho perfeito e perpetuar o seu sangue. Para isso, não hesita em matar todos que ousam interferir em seu plano.
José Mojica Marins (1936-2020), mais conhecido como Zé do Caixão (seu personagem mais famoso), era ator, diretor e roteirista cinematográfico brasileiro. É considerado o “pai” do terror nacional, tendo sua obra grande importância para o gênero, influenciando várias gerações. Mojica desenvolveu um estilo próprio de filmar que, inicialmente desprezado pela crítica nacional, passou a ser reverenciado após seus filmes começarem a ser considerados cult no circuito internacional. Em 2015, o MIS realizou uma exposição em homenagem ao diretor, que celebrava sua obra com diversos itens pessoais e uma expografia inspirada em sua trajetória e em seu personagem principal.
MIS 50 anos
Para celebrar os 50 anos do MIS, comemorados em 2020, o Museu lançou uma ação digital que busca promover o compartilhamento de histórias entre o público e o Museu. Até o dia 22 de junho, o público pode enviar vídeos com seus relatos pessoais. Ao final, uma página do MIS 50 anos trará os depoimentos que celebram esta história. Participe acessando https://mis-sp.org.br/50anos.
A campanha #MISemCASA traz novos conteúdos em diferentes formatos em todas as
plataformas digitais do MIS. Diariamente, o canal do Museu no YouTube apresenta conteúdos de seu acervo, além de programações que já aconteciam no Museu e agora passam a ser realizadas digitalmente, como o #CineCiência e o Ciclo de Cinema e Psicanálise. O público também pode conferir novas programações como o Cinema de Acervo, mostra semanal inédita com uma seleção de filmes brasileiros que integram o Acervo do MIS e o Bate-papo de Cinema Pontos MIS. Os internautas também podem acessar parte do Acervo MIS que está digitalizado por meio deste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, têm amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo.
O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado no dia 18 de março, após a suspensão do funcionamento de seus espaços culturais e programas em decorrência da Covid-19. A ação tem como objetivo estimular o distanciamento social por meio da ampliação do acesso e da oferta de conteúdos virtuais das instituições, corpos artísticos e programas do Estado. Conheça a ação #Culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/
Informações sobre o evento
Datas e horários
20/06/2020 16:00
Local
Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.
Ingressos
- Grátis