Este evento já ocorreu

Sesc recebe programação Do Peito ao Prato

do-peito-ao-prato-arte

Nos dois primeiros anos de vida, as transformações vividas pelos bebês são velozes, únicas e excepcionais. A alimentação é parte fundamental deste processo. Com o conhecimento de que essa experiência influenciará nas funções do corpo para o resto da vida, promovendo o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável nesta fase da vida, o Sesc São Paulo realiza o projeto Do Peito ao Prato. As atividades acontecem de 1 a 7 de agosto, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Em Piracicaba, as atividades começam com a palestra Os Avós e a Influência na Formação do Comportamento Alimentar, no dia 1 (quinta), às 14h, no Teatro da unidade – retirada de ingressos com uma hora de antecedência. A atividade destaca o papel dos avós no apoio aos familiares nos primeiros meses de vida do bebê.

Durante a conversa, a nutricionista e psicanalista, Denise Giacomo da Motta, fala dos aspectos psicológicos, socioculturais e das escolhas alimentares. “A boa nutrição da criança, nos primeiros dois anos de vida, é de importância fundamental para seu adequado crescimento e desenvolvimento, físico e mental. Além disso, a alimentação, nessa fase, é muito importante para a formação de bons hábitos alimentares, em seus aspectos emocionais, afetivos e sociais. E é aí que os avós podem contribuir, apoiando as mamães e papais na tarefa de oferecer à criança comida de verdade, feita com carinho, veículo de saúde e prazer, na medida certa”.

No dia 2 (sexta), às 19h30h, na Comedoria, acontece a palestra O Aleitamento Materno no Primeiro Ano de Vida, com a professora doutora Letícia Souza, e as nutricionistas Fernanda Borges e Marcela Simões, especialistas em saúde materna e infantil. Elas abordam os cuidados da amamentação e da nutrição da mãe e do filho durante esse período tão importante da vida.

Do Peito ao Prato continua com a vivência Para Pais e Filhos – Uso Correto do Sling, com June Mainardi, doula e consultora de amamentação, no dia 3 (sábado), às 14h, na Sala de Expressão Corporal – inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

O bate-papo Desenvolvimento da Gravidez e o Pós-parto será no dia 4 (domingo), às 10h, na Sala do Curumim. Durante essa programação, a enfermeira obstetra Thayná Queiroz, e a psicóloga e doula Jéssica Araújo, abordam os cuidados para uma vida saudável da mãe e do bebê.

No dia 6 (terça), às 19h30, outro bate-papo acontece na Comedoria: Primeiro Prato. A nutricionista e especialista em nutrição materno infantil, Ana Paula Sanches, aborda a alimentação da criança menor de dois anos e as questões que envolvem a introdução alimentar. “É na infância que os hábitos alimentares estão sendo formados, por isso é de extrema importância, nós como pais, investirmos na educação nutricional, desde a introdução da alimentação complementar”, afirmou a profissional.

Encerrando a programação da semana, no dia 7 (quarta), às 19h, no Teatro, será exibido o documentário Tigers, do diretor Danis Tanovi. No filme, Ayan é um jovem recém-casado que vende remédios produzidos no Paquistão para farmácias e médicos locais. Sua mulher o encoraja a tentar um emprego na multinacional Lasta. Ele é contratado e um dia fica arrasado ao testemunhar que vender fórmulas infantis pode significar e decide desafiar o sistema.

Após a exibição, haverá um bate-papo com a nutricionista, Dra. Renata Pinotti, que tem 17 anos de experiência na área materno infantil. Ela também é mestre em nutrição humana aplicada pelo Pronut-USP, doula e facilitadora em Constelação Familiar segundo Bert e Sophie Hellinger. A distribuição dos ingressos acontece com uma hora de antecedência.

Do Peito ao Prato

De 1 a 7 de agosto, atividades em todas as unidades do Sesc SP levantam reflexões sobre a alimentação saudável para bebês e crianças até dois anos de idade.

E-Flyer do peito ao prato

Palestra: Os avós e a influência na formação do comportamento alimentar

1, quinta, 14h.

Teatro. Grátis. Livre.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Palestra: O aleitamento materno no primeiro ano de vida

2, sexta, 19h30.

Comedoria. Grátis. Livre.

Vivência: Para pais e filhos – Uso correto do sling

3, sábado, 14h.

Sala de Expressão Corporal. Grátis. Livre.

Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Bate-papo: Desenvolvimento da gravidez e o pós-parto

4, domingo, 10h.

Sala do Curumim. Grátis. Livre.

Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Bate-papo: Primeiro prato

6, terça, 19h30.

Comedoria. Grátis. Livre.

Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Exibição de documentário e bate-papo: Tigers

(INDIA, FRANÇA, REINO UNIDO, 2014, 90 min – Dir: Danis Tanovi)

7, quarta, 19h.

Teatro. Grátis. 14 anos.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Informações sobre o evento

Datas e horários

01/08/2019–07/08/2019

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis

Retirada de ingressos com 1h de antecedência

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta