7ª edição do Rio das Artes reúne 97 artistas em 48 lugares da cidade

6_RioDasArtes_domingo-75

Foto: Divulgação

O rio que atravessa Piracicaba pode ser metáfora sobre como as artes visuais do município utilizam mergulhos imaginários e criativos que vão além de suas fronteiras, recebendo fontes de inspiração e também abastecendo o mundo de criatividade. Em 2019, o Sesc Piracicaba promove o 7º Rio das Artes buscando mais uma vez valorizar o fazer artístico da cidade e região, sua força natural e fluidez, por meio de um circuito de ateliês abertos, exposições, oficinas e intervenções. Nesta edição, estão envolvidos 97 artistas em aproximadamente 60 atividades, distribuídas em 48 espaços. A programação, gratuita, acontece nos dias 24, 25, 31 de agosto e 1 de setembro.

O Rio das Artes 2019 é um convite para o público conhecer o ambiente criativo e a arte produzida por artistas locais e da região. Conta com artistas inscritos, ateliês, pontos de cultura, centros culturais, museus, salões e galerias de arte da cidade, exibindo diversas técnicas como pinturas, aquarelas, fotografias, instalações, esculturas e performances. Entre as 59 exposições, intervenções, apresentações, oficinas e rodas de conversa que compõem toda programação, duas atividades acontecem dentro do Sesc Piracicaba: o projeto Entre Paredes, que recebe desde o início do mês na Comedoria a intervenção Cores de Piracicaba, da designer e ilustradora Maria Luziano; e a oficina para crianças Imprimindo Histórias, com o artista Sebá Neto – aos sábados de agosto, 17, 24 e 31, das 14h às 17h, no ETA (Espaço de Tecnologias e Artes). A unidade também será ponto de encontro para a saída do Passeio Fotográfico, com Essio Pallone; e para as Visitas aos Ateliês com as das vans que irão levar o público para os ateliês mais distantes, ambos nos dias 31 e 01.

PROGRAMAÇÃO

O primeiro final de semana da programação oficial, 24 e 25, contará com a intervenção Longe do Lugar Onde o Peixe Para, com o artista plástico e arte-educador Guilherme Teixeira, na Escola Estadual Francisco Mariano da Costa, no Jd. Novo Horizonte; e com a elaboração de grafites em 13 pontos da cidade (ruas, avenidas e cruzamentos), realizados por 44 artistas, dentro do projeto Grafitarte. Já nos dias 31 e 01 de setembro, 35 espaços de Piracicaba abrem suas portas para o Rio das Artes, das 10h às 17h: África Unida II, Ateliê Carmela Pereira, Ateliê Marilú Trevisan, BA 96, Cantinho do Valério, Casa do Hip Hop, Casa do Salgot ateliê cultural, Celeiro das Artes, Centro Cultural Martha Watts, Coletivo Piracema, Entalhe e Arte, Espaço Arte Carmelina, Espaço Cultural Bloco da Ema, Estúdio Aragem, Ferrovita, Floreia Espaço de Arte, Ybynim Ateliê de Cerâmica, Instituto Beatriz Algodoal, Lab Zero, Manufaturando, Nozella, Panorama Califórnia, Panorama Califórnia, São Nikolao de Mira e Tikka Meszaros.

Entre os espaços culturais da Prefeitura Municipal que também integram a agenda estão: Casa do Povoador (sábado e domingo, das 13h às 17h), Casarão do Turismo (sábado e domingo, das 9h30 às 17h30), Museu Prudente de Moraes (sábado das 10h às 14h), Núcleo de Educação Ambiental – NEA (sábado e domingo, das 9h30 às 17h30), Parque Engenho Central (sábado e domingo, das 14h às 19h) e Pinacoteca Municipal “Miguel Arcanjo Benício Assumpção Dutra” (sábados, das 13h às 17h). A Casa do Hip Hop, o Largo dos Pescadores, a Pista de Skate da Pauliceia e o Sesc Piracicaba completam a lista de localidades em que haverá programação cultural.

Ao todo, serão 11 ações socioeducativas compostas pelas oficinas: Ninhos para Abelhas Nativas em Bambu, Madeira e Argila; DJs; Teatro; Grafite; e Socializar Formas de Empreendimento com Baixo Custo Através do Processo de Criação e Técnicas; além das rodas de conversa: Beleza Preta da Periferia Para o Mundo; Samba de Lenço; Abelhas Sem Ferrão; Animais Exóticos; Educação Ambiental; e Transitando.

O encerramento, com a performance 1994 – Renuncia, será no dia 1º de setembro (domingo), às 17h30, no Largo dos Pescadores, reunirá todos os artistas que participaram dessa edição. A apresentação trata da história de uma mulher que acreditou no relacionamento e, após 24 anos, renuncia para iniciar um novo ciclo. Na performance, a artista Rosy Jesus Vaz repete as palavras do texto e renuncia a cada palavra maldita sobre a “minha” pessoa. Rosy é artista visual contemporânea que tem em seu portfólio apresentações na Galeria Ara Art/Madrid e Forte São Francisco/Chaves (Portugal).

VISITA AOS ATELIÊS – GRATUITA

Nos dias 31 e 1, sábado e domingo, uma van sairá do Sesc Piracicaba para circular pelos ateliês, possibilitando que os interessados tenham contato com as técnicas e o universo criativo de pintores/grafiteiros, escultores e artesãos.

Os horários de embarque serão às 10h, 11h30, 13h30, 15h e 16h30 (no sábado); e às 10h, 11h30, 13h30 e 15h (domingo). Para utilizar o serviço é necessário inscrever-se antecipadamente e gratuitamente, no site ou na Central de Atendimento do SESC. As vagas são limitadas.

Os espaços em que as vans irão passar serão distribuídos em 6 roteiros. Nas rotas estarão: Ateliê Marilú Trevisan, Ybynim Ateliê de Cerâmica, Manufaturando, Coletivo Piracema, Cantinho do Valério, Espaço de Arte Carmelina, Nozella, África Unida II, Ateliê Carmela Pereira, Casa do Salgot, Lab Zero, Entalhe e Arte, Centro Cultural Martha Watts, BA 96, Floreia Espaço de Arte e São Nikolau de Mira.

 

Informações sobre o evento

Datas e horários

24/08/2019–01/09/2019

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta