Este evento já ocorreu

9º Festival Afropira: diferentes linguagens da cultura afro-brasileira

Em reflexão e celebração pelo “Dia da Consciência Negra”, acontece nos dias 19 e 20 de novembro, no Engenho Central, o 9º Festival Afropira. O maior encontro afro de Piracicaba e região  reunirá diferentes linguagens da cultura afro-brasileira. As ações acontecem, nos dois dias, das 13h às 22h. Entretanto, há duas ações que acorrem em outros horários, ambas no dia 20 e no Teatro do Engenho: a Missa Afro, marcada para as 8h, e a Solenidade da Câmara de Vereadores, agendada para as 10h. A entrada é gratuita.

A realização é do Governo do Estado de São Paulo (a partir da aprovação do projeto no Edital Retomada SP, pelo Juntos pela Cultura), com correalização do Instituto Afropira, ETC Produtora, Prefeitura de Piracicaba e Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Apoio: Amigos da Arte, Juntos Pela Cultura e Retomada SP.

Programação

A programação do 9º Festival Afropira reúne apresentações de grupos tradicionais, como Batuque de Umbigada, Grupo Samba de Lenço, Grupo de Maracatu, Bloco Afro, Roda de Samba, Hip Hop, Capoeira, Danças afro-brasileiras (Tribal, Maculelê, Dança Guerreira, Puxada de Rede, Orixás e Kizumba.

Haverá oficinas e vivências das culturas tradicionais (musicalidade e dança); apresentações, oficinas e roda com os grupos de capoeira da cidade e da região; palestras, exposições e lançamentos de livros, debates, troca de saberes entre gerações e participação da Rota Afro; e apresentações e oficinas com DJs, MCs, Grafiteiros, B.Boys e B.Girls; Batalhas e Baile Black.

Serão realizados atendimentos gratuitos de cortes de cabelo artístico, trancistas, maquiagens, dicas de cuidados com a pele e cabelo afro, amarrações de turbantes e rodas de conversas sobre identidade e pertencimento. Candomblecistas, umbandistas, católicos e evangélicos se encontrarão para fortalecer a fé e apresentar suas atividades.

Para as crianças, estão previstas oficinas e apresentações de música, dança, artesanato, contação de história e pintura. Haverá, ainda, área de alimentação, que será utilizada por coletivos e associações, de forma a promover a culinária típica. O afroempreendedorismo também estará presente por meio da comercialização de produtos e serviços.

Ações especiais no dia 20

No domingo, 20, “Dia da Consciência Negra”, as ações começam no período na manhã, antes das atividades do Festival. A tradicional Missa Afro está agendada para às 8h, no Teatro Erotides de Campos (Teatro do Engenho). Às 10h, será realizada, também no Teatro do Engenho, a Solenidade da Câmara de Vereadores de Piracicaba, que homenageará personalidades que se destacam no movimento negro.

 História

O Afropira começou em 2013, com o intuito de reunir os fazedores de cultura negra de Piracicaba que, até o ano anterior, celebravam o “Dia da Consciência Negra” em locais distintos, dividindo artistas, instituições, militantes e o público que aprecia a cultura afro.

No primeiro ano, foi realizado o “Festival Afropira nos Bairros” – que durante o mês de novembro realizava apresentações em sete bairros periféricos (ação que, atualmente, segue ocorrendo, ao longo do ano). No dia 20, ocorreu o 1º encontro, que atraiu cerca de 4.000 pessoas, tornando-se um marco histórico para cultura negra piracicabana.

Retomada

Em 2022, o Juntos Pela Cultura apresentou pela primeira vez o edital Retomada SP, um programa de apoio à realização de novas edições de festivais, em formato presencial, com mais de 5 edições nas áreas de artes cênicas, música, literatura, artes visuais, audiovisual, segmentos da economia criativa e cultura popular e tradicional.

O 9º Festival Afropira – “O Maior Encontro Afro de Piracicaba” foi um dos 11 projetos contemplados no Edital (Categoria I), uma parceria da Semac com o Instituto Afropira e a ETC Produtora. A última edição presencial do Festival havia acontecido em 2019. Em 2021 ocorreu a 8ª edição, em formato online, por meio do ProAc Expresso LAB.

“Estamos muito felizes e ansiosos para esta realização. Por se tratar de uma retomada e por conta da parceria que o Instituto Afropira fez com importantes eventos afros do interior paulista, inclusive com a Feira Preta de São Paulo, a expectativa é de receber cerca de 25 mil pessoas nesse ano”, afirma Elaine Teotonio, idealizadora e diretora do Festival Afropira.

Informações sobre o evento

Datas e horários

19/11/2022–20/11/2022

Local

Engenho Central

Avenida Beira Rio, s/n

Centro

CEP 13405-123

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta