Este evento já ocorreu

Dia do Rio Piracicaba será celebrado com Arrastão Ecológico

arrastaoecologico_09dr-7584368

Foto: Gazeta de Piracicaba

Em homenagem ao Dia do Rio Piracicaba, no próximo sábado, 14, das 08h30 às 12h, no Largo dos Pescadores, acontece a 24ª edição do Arrastão Ecológico e Campanha Rio Vivo – juntos pela consciência ambiental na bacia do Rio Piracicaba. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), da Oscip Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, e do ambientalista José Carlos Masson. A programação deste ano inclui abertura solene, ações educativas da Campanha Rio Vivo e a tradicional saída dos barcos que realizarão o recolhimento de materiais ao longo do manancial. Também estão previstas apresentações.

O 24º Arrastão Ecológico fará a retirada de lixo e entulhos das margens do Rio Piracicaba. Esta ação anual visa mobilizar a população em defesa do Rio Piracicaba, além de estimular a consciência sobre a importância da conservação da paisagem natural, do turismo sustentável e da proteção da biodiversidade das bacias hidrográficas.

A remoção de materiais do rio, que será feita exclusivamente por embarcações, conta com o apoio da APERP (Associação dos Pescadores Esportistas do Rio Piracicaba e Afluentes). O local de saída dos barcos, bem como o local de retorno com os materiais recolhidos, será a rampa da Av. Beira Rio, em frente ao Largo dos Pescadores.

A Campanha Rio Vivo é uma ação idealizada pela Sedema, por meio da equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), cujo objetivo é orientar a população e estimular as relações sustentáveis com a água, ribeirões e rios da bacia hidrográfica do Rio Piracicaba. São realizadas atividades de educação ambiental pela equipe do NEA e também pelas instituições e projetos parceiros, como o Consórcio PCJ, o Projeto Educativo do Hidrofitotério da Esalq, ETEC Ary de Camargo Pedroso e Grupos de Escoteiros de Piracicaba. Também está prevista uma exposição fotográfica sobre o Rio Piracicaba e a divulgação de um concurso fotográfico organizado pelo Senac.

O Arrastão Ecológico no rio Piracicaba foi idealizado em 1995, pelo navegador José Luiz Guidotti, com a colaboração de José Carlos Masson. Com o passar dos anos, o Arrastão veio ganhando mais adeptos e contando cada vez mais com aparticipação da população.

Masson destaca a importância da participação da sociedade na manutenção da limpeza do rio. “Durante mais de duas décadas, retiramos mais cerca de 23 toneladas entulho das margens do rio com o auxílio dos barcos. É um gesto simbólico, mas meu maior desejo é ver o rio e suas margens limpos o ano todo, livres de lixo e poluição”.

“A celebração do Dia do Rio Piracicaba é uma atividade fundamental para estimular práticas sustentáveis pela população em relação ao Rio Piracicaba e seus afluentes, principalmente em relação ao descarte correto de resíduos urbano e rural, além de promover a educação ambiental em defesa das águas da bacia do Rio Piracicaba. Além disso, favorece a conservação ambiental e o desenvolvimento do turismo ecológico, objetivos alinhados à Agenda 21 de Piracicaba”, diz Josué Adam Lazier, secretário executivo da Oscip Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro

“Os laços afetivos da população piracicabana com o rio são demonstrados nessa ação, que faz parte do processo contínuo de luta pela conservação da qualidade das águas do rio Piracicaba, que tem influência das ações não só da população de Piracicaba, mas de toda sua bacia hidrográfica”, afirma Elizabeth da Silveira Nunes Salles, bióloga do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema.

Informações sobre o evento

Datas e horários

14/04/2018 08:30–12:00  Detalhes da programação 

Local

Largo dos Pescadores Piracicaba

Rua Moraes Barros, 58

CEP 13400-350

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis

Programação

Clique no item abaixo para expandir

Horário

08:30 — 12:00

Atrações

08h15 às 08h30 – Apresentação da dupla Claudemir e Moisés

08h30 – Cerimonial

09h30 – Saída dos barcos para o Arrastão

09h50 – Apresentação do coral infantil juvenil projeto do Guri

09h30 às 12h - Interação com atividades educativas com projetos convidados 

10h - Apresentação artística de crianças Casa do Amor Fraterno

10h15 – Apresentação de dupla sertaneja

12h - Retorno dos barcos com o lixo recolhido
e profissionais de Piracicaba: exposição "Eu Rio: o Rio oculto dentro de nós".

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta