Este evento já ocorreu

Documentário que aborda raízes culturais de Piracicaba será exibido na Unimep

foto 1

Foto: Divulgação

A atmosfera cultural de Piracicaba, suas características próprias e singularidades serão evidenciadas pelo documentário que será exibido no Auditório Verde da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) nesta quarta-feira, 11, às 19h20. “De onde vêm?” faz um mergulho na história  e busca entender a forte ligação que a cidade tem com a cultura e a tradição. Para isso, ouviu personagens ligados à arte, música, comunicação e gestão cultural de Piracicaba.
Na produção, o jornalista Cecílio Elias Neto faz o contexto histórico e cultural de Piracicaba, traz à memória eventos que consolidaram a a cultura na cidade  e conta da criação do ‘dicionário caipiracabano’. A cantora Thereza Alves relembra momentos marcantes de sua carreira na cidade e o chargista e diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Erasmo Spadotto, fala da importância do salão, um dos mais antigos do mundo.

Jamil Maluf, regente titular da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), fala do amor genuíno dos piracicabanos pela música. A artista plástica Marilu Trevisan destaca a cidade como fonte de inspiração para seus trabalhos. Já a dupla Craveiro e Cravinho relembra com orgulho a interpretação de músicas marcantes como “O Rio de Piracicaba” e “Piracicaba que eu adoro tanto”. Rosângela Camolese, secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, conta do trabalho de gestão e divulgação das atividades culturais do município, além dos desafios da pasta.

“De onde vêm? raízes da cultura piracicabana” é fruto de um trabalho de conclusão de curso (TCC), produzido por alunos de jornalismo da Unimep. Durante quatro meses, 12 pessoas foram entrevistadas e em pelo menos 10 pontos de Piracicaba foram feitas captações de imagens, entre eles, o campus Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), a rua do Porto, a praça da Catedral, o museu Prudente de Moraes e o Engenho Central. Mais de 12 horas de material bruto foi decupado para a construção do documentário de 25 minutos.

Produção, roteiro e edição do documentário são dos alunos João Gabriel Alvarenga, Júlia Lopes, Raabe Kamala e Raquel Soares. Trabalhos técnicos são de Carlos G R Oliveira, Rober Caprecci, Léo Zimmermann e Diego Oliveira. A direção é da aluna Ana Caroline Ernega e a orientação do professor João Turquiai.

Informações sobre o evento

Datas e horários

11/12/2019 19:20

Local

UNIMEP

Rodovia do Açúcar, s/n

Taquaral

CEP 13602-150

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta