Este evento já ocorreu

Tai chi Chuan inicia atividades para os idosos no Sesc

unnamed

Na quarta-feira (16/1), o Sesc Piracicaba retoma as atividades destinadas para a terceira Idade que integram o programa do Sesc SP. O programa oferece sempre atividades artísticas, físicas e sociais, com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com as demais gerações. As atividades são agrupadas em três conjuntos: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.

Encontros sobre dicas de alimentação e orientações sobre a saúde também são abordados frequentemente na programação do TSI. Os encontros apresentam temáticas sobre diabetes e montagem de hortas, por exemplo. Terapeutas ocupacionais, nutricionistas e fisioterapeutas ministram palestras e bate-papo com orientações gerais para a terceira idade. Anualmente o Sesc SP desenvolve a Semana de Prevenção de Quedas que traz testes e orientações de como evitar as quedas principalmente em casa, que são quase 80% dos casos dos acidentes nessa faixa etária.

Para este ano, segundo Adriano Costa, animador cultural do Sesc Piracicaba e responsável pela programação do TSI, a proposta é desenvolver projetos e ações que possibilitam que novos e velhos idosos participem das atividades que refletem o processo do envelhecimento ativo, tornam o idoso protagonista de sua própria rotina e proporcionam descobertas de novas habilidades e gostos. “A gente quer que o idoso sinta-se à vontade no Sesc, seja praticando atividade física, seja lendo, assistindo filme ou dançando. O convite é que os idosos vivenciem novas sensações e aprendam coisas novas como, por exemplo, aprimorar a dança e/ou aprender a mexer no celular”, conta.

 Atividades que acontecerão em janeiro

Corpo e Expressão

Tai chi Chuan – Equilíbrio em Movimento

Movimentos lentos e suaves que acalmam a mente, a arte marcial milenar chinesa conduz o praticante a experimentar a quietude e paz interior, beneficia o sistema esquelético, muscular, ativa o sistema circulatório e endócrino. Com Anderson Taira, professor e diretor do núcleo de Piracicaba da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan.

De 16/01 a 13/02, quartas 14h.

Sala de Corpo Expressão. Grátis. Livre.

Cascas de Frutas – Aproveitamento Integral alimentos

Estamos entre os países que mais desperdiçam alimentos no mundo. A fim de conscientizar sobre a redução deste prejuízo, a atividade propõe o aprendizado de receitas, chás, sucos e outras combinações dos alimentos. Com Valeria Godoy, cientista de alimentos.

Dias 22 e 29, terças, 14h.

Teatro. Grátis. Livre.

 

 

Informações sobre o evento

Datas e horários

16/01/2019–13/02/2019

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta