Este evento já ocorreu

Casa do Povoador apresenta exposição “Reconstruções”

A relação entre a arte e o espaço urbano é o debate proposto em “Reconstruções – Dinâmicas do Urbano”, exposição aberta à visitação na Casa do Povoador. Por meio de registros fotográficos de 10 artistas de Limeira e um de Piracicaba, a mostra reflete como paredes e espaços da cidade podem ser parte de uma produção. A entrada é gratuita.

“Reconstruções – Dinâmicas do Urbano”, realizada pelo ProAC 2022, é uma produção da MaBê Cultural, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

A mostra possui 10 artistas fixos de Limeira, Eiki, Malavasi, Tosko, Brou, Luz, Medo, Beca, Suu, WBP e Wesler Machado Alma. Em Piracicaba, o segundo município a receber a exposição, o artista Diógenes é o representante local.

Contempla tanto os registros dos seus trabalhos de arte urbana, como também suas produções/projetos/esboços fora do espaço urbano do município (instalações, esculturas, desenhos e pinturas em tela)”, explica Fabrício Clemente, que assina a produção ao lado de Marta Bellão.

Formato “Fine Art”

As obras nos muros da cidade (permanentes) que foram escolhidos pela curadoria foram impressas no formato Fine Art, método de impressão feita com cuidado para ser uma reprodução fiel da imagem, com qualidade e durabilidade própria e é produzida por impulso artístico e estético, sem a preocupação de ser comercial ou documental.

Museus, galerias e artistas têm o costume de impressão nesse formato, pois a fidelidade e a durabilidade, que pode durar mais de um século sem alterar a cor, são surpreendentes”, conta Clemente.

Além das obras, compõe a exposição uma tela de projeção com depoimentos dos artistas a respeito de suas artes e sobre a importância da arte urbana em geral.

Este projeto de exposição surge da urgência em desenvolver um espaço de mediação eficiente e produtivo entre os artistas, suas obras e os munícipes, possibilitando um diálogo e uma troca de experiências entre o contexto urbano e as poéticas visuais”, completa Clemente, sobre Reconstruções.

Serviço

Exposição “Reconstruções – Dinâmicas do Urbano” na Casa do Povoador. Inauguração amanhã, 19/04, às 13h. Entrada gratuita. Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h; sábado e domingo, das 13h às 17h, até 28/04. Na avenida Beira Rio, sem número. Informações: (19) 3434-8605.

Informações sobre o evento

Datas e horários

19/04/2023–28/04/2023

Local

Casa do Povoador

Avenida Beira Rio, 800

CEP 13400-820

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta