Este evento já ocorreu

Exposição “Emaranhados”convida público a imergir no mundo das crianças

emaranhados

Foto: Fabrice Desmonts

Uma realidade à parte, cheia de novos significados e criada a partir do olhar de 275 crianças, espera o visitante que vier à Câmara a partir da próxima segunda-feira (13). Como num “mundo invertido” ––repleto, a princípio, de “coisas estranhas” que se tornam experiências lúdicas depois––, a exposição “Emaranhados” busca envolver o público numa armadilha de cores, estímulos sensorais e materiais reaproveitados.

As 26 instalações, ligadas entre si por uma teia de cordões de malha ––que simbolizam as relações humanas e as correspondências entre as diversas áreas do conhecimento––, foram produzidas pelos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil “Antonio Boldrin”, que tem prédio situado no Parque Orlanda I e salas vinculadas que atendem os bairros de Santana e Santa Olímpia, com três turmas de maternal e jardins I e II.

Os “artistas” são crianças de 0 a 6 anos, que contaram com a colaboração dos pais e o estímulo de 26 professores. É o terceiro ano em que a “Antonio Boldrin” usa o hall de entrada do prédio anexo da Câmara para expor trabalhos de seus alunos. “Só tenho a agradecer aos funcionários que nos ajudaram na montagem”, diz Fernanda Ferreira, 38, professora de jardim I.

Curadora da mostra, ela explica que o objetivo de “Emaranhados” é trazer à tona a capacidade criativa das crianças, a partir do contato delas com itens do dia a dia ––muitos deles geralmente descartados após o uso, como tampas de embalagens plásticas. “A exposição faz parte do projeto pedagógico da escola de evidenciar o processo de criação das crianças. Ficamos observando as produções que vêm delas e como conseguem transformar os materiais em outra proposta”, conta Fernanda.

Professora de jardim I da sala vinculada de Santana e Santa Olímpia, Mariane Bortoletto, 30, é também mãe de duas crianças matriculadas na “Antonio Boldrin” e deu suporte a elas na confecção de um dos trabalhos expostos. “A participação da família acontece durante todo o ano de diversas maneiras dentro da nossa escola. Na exposição, como mãe, vivenciei a experiência de colaborar com um objeto e vi o quanto as crianças ficam se sentindo valorizadas ao perceber a participação delas nas obras”, observa Mariane.

“Emaranhados” pode ser visitada no hall do prédio anexo da Câmara até o próximo dia 24, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

Informações sobre o evento

Datas e horários

13/11/2017–24/11/2017

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Local

Câmara Municipal de Piracicaba

Rua do Rosário , 833

CEP 13400-183

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta