Este evento já ocorreu

Na edição de retomada, 52º SAC terá 77 obras de 29 artistas

Com trabalhos que traduzem a liberdade técnica e conceitual em suas diversas formas, a 52ª edição do SAC (Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba), um dos mais antigos e concorridos deste gênero no país, vai expor 77 obras, de 29 artistas. A inauguração desta mostra de retomada do SAC acontece no dia 15/12, às 20h, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central, mesmo espaço onde os trabalhos da edição deste ano ficam para visitação gratuita ao público até 4/02 de 2024. O 52º SAC é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da Pinacoteca Municipal.

As obras foram selecionadas na segunda-feira da semana passada, 27/11, mesma data em que foram escolhidos os premiados pelo júri de premiação e seleção, formado por Luciana Ribeiro, Claudinei Roberto e Sylvia Furegatti, com supervisão de membros da comissão organizadora: Renata Gava, a diretora da Pinacoteca, Juliana F Mazzero e Eduardo Grosso. O grupo analisou um universo de 428 trabalhos, advindos de 47 cidades de 11 estados.

A relação dos trabalhos selecionados e premiados estão na edição da sexta-feira passada, 1/12, do Diário Oficial do Município (diariooficial.piracicaba.sp.gov.br).

Excelência da produção

“Consagra-se neste Salão de Arte Contemporânea a excelência da produção de mulheres e homens dedicados à necessária e difícil tarefa da realização no campo da estética”, comentou o jurado e curador Claudinei Roberto da Silva.

“A atual edição do Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba realiza-se em um momento no qual a classe artística retoma seu fôlego produtivo impulsionada, globalmente, pela vontade das interações do trabalho in loco e, nacionalmente, pela disposição em continuar a tarefa da projeção de ideias poéticas como parte importante do cotidiano das pessoas”, completa a também jurada Sylvia Furegatti.

Homenagem

Este ano, o SAC fará homenagem a Ermelindo Nardin, o idealizador do salão, que morreu aos 83 anos no último dia 7/07. Nardin foi cartunista, chargista, ilustrador, músico e professor, conhecido pela sua inteligência e irreverência. Por meio do SAC, foi responsável por destacar para o mundo importantes nomes da arte contemporânea brasileira.

Informações sobre o evento

Datas e horários

15/12/2023 20:00

Local

Engenho Central

Avenida Beira Rio, s/n

Centro

CEP 13405-123

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta