Parque do Mirante abriga exposição Sororitas

A partir de

SORORITAS 02

Foto: Divulgação

3 de agosto, o Posto de Informações Turísticas, no Parque do Mirante abriga a exposição Sororitas – Bordado em Fotografia. Os trabalhos retratam o empoderamento da mulher e a luta para a conquista de maiores espaços, inspirados no projeto piracicabano Sororitas. A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita até o dia 01/09 aos sábados e domingos, das 9h30 às 17h30.

A mostra inscrita no Edital Exposições lançado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), reúne trabalhos desenvolvidos pela designer-artesã Julia Momesso e a fotógrafa Janaína Cunha. As fotos foram realizadas na estação de trem da cidade de Rio Claro, com todas as participantes produzidas com o figurino utilizado por elas em suas apresentações feitas em todo o mundo passando por Nova York, além de ensaios em Piracicaba-SP e Natal-RN. Após as edições, as fotos receberam os bordados. Entre tantas, apenas dez fotos foram selecionadas.

“A seleção foi pensada minuciosamente de acordo com as possibilidades do enquadramento, onde se pudesse obter espaço para traduzir todo o estilo do grupo através das linhas e da agulha, formando os desenhos e texturas proporcionados pelo bordado feito a mão, com agulha de costura, pedrarias e lantejoulas”, explica Momesso.

A exposição tem o objetivo de mostrar a poesia e o poder das mulheres em forma de manifesto e sororidade às mulheres.

Sobre o projeto 

Sororitas, originário de “sorori” é a mesma etimologia para sororidade do latim “sóror” que significa “irmãs”, é a versão feminina de fraternidade, usada como corrente dentro do movimento feminista, construindo união e aliança entre as mulheres. O projeto originou-se do musical-manifesto criado pelas mulheres do grupo de dança e música Shaman Tribal da cidade de Piracicaba roteirizado e dirigido por Paula Braz. São 14 integrantes entre bailarinas e musicistas que por 60 minutos, de maneira poética e subjetiva, estampa a mulher de maneira empoderada, que reverencia suas ancestrais, sua história e a luta lado a lado de outras mulheres.

Informações sobre o evento

Datas e horários

03/08/2019–01/09/2019

Visitação: sábados e domingos, das 9h30 às 17h30.

Local

Posto de Informações Turísticas Parque do Mirante

Avenida Maurice Allain, s/n

Vila Rezende

CEP 13405-123

Piracicaba, SP

  • (19) 3403-2635

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta