Salão de Arte Contemporânea na Pinacoteca Miguel Dutra

IMG_20191007_151119569

Foto: Divulgação

Em sua 51ª edição, o Salão de Arte Contemporânea abre suas portas nesta sexta-feira, 11, às 20h. Os trabalhos traduzem a liberdade técnica e conceitual em suas diversas formas. A cerimônia de abertura premiará sete artistas selecionados. O SAC é realizado pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). A visitação pode ser feita até o dia 16 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h, com entrada gratuita. A curadoria é de Odair Demachi e Viviane Gibin.

Neste ano o SAC recebeu a inscrição de 449 trabalhos, de 117 artistas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Sergipe, Amazonas e Rio Grande do Sul. Do montante, 142 obras, de 61 artistas foram selecionadas pelo Júri de Seleção e Premiação, formado por Elisabete Simão da Silva, Martha Simões Sarkozy e Norma Tenenholz Grinberg.

A secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, destaca o árduo trabalho da Comissão de Seleção e Premiação. “A qualidade desses trabalhos fez com que a tarefa se tornasse um desafio para a comissão, tanto na escolha daqueles que seriam expostos, quanto na decisão dos premiados. Mais uma vez, o SAC cumpre sua missão, que é a de fomentar e difundir a produção dessa técnica e lhe conferir credibilidade junto à classe artística”.

Demarchi garante que o público terá a oportunidade de ver obras contemporâneas conceituais bem diferentes do habitual e explica o trabalho da curadoria, de instigar novas possibilidades de leituras na arte. “Tinhamos uma limitação de espaço e muitas obras envolvidas. A sensibilidade e o respeito pela arte e pelo artista, permearam o nosso olhar”, comenta.

Para Gibin, a composição dos trabalhos desafiou a curadoria a unir expressões distintas, de maneira a ficarem harmônicas. “Isso se essa for a intenção, porque nem sempre é. Em alguns momentos, a intenção é fazer algumas provocações. Assim, um quadro feito com borrachas de câmera de pneu fica ao lado de uma pintura, um objeto entre fotografias, bonecos de madeira com figuras branco e preto e tudo vira uma grande sinfonia”, conclui.

O Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba será entregue aos artistas Luiz Pasqualini, Paulo Campinho, Daniel Morais Paschoalin, Benedito Ferreira e Maria Gobet. O Aquisitivo Câmara de Vereadores foi para Rodrigo Linhares e Laura Lydia.

Ahron R. Guimarães e Raphael Sagarra – Finok receberão Menção Especial do Júri e o Prêmio Leitura Pública e Análise de Portifólio serão entregues à Laura Lydia, Maria Gobet e Rodrigo Linhares.

A comissão organizadora do 51º Salão de Arte Contemporânea é formada por Eduardo Borges de Araújo, Alda Petersen, Willian Hussar, Nelson Nepomuceno e Odair Demarchi.

Leitura Pública

Os vencedores do Prêmio de Leitura Pública e Análise de Portfólio realizarão uma exposição sobre o processo criativo de seus trabalhos, suas ideias, materiais utilizados e mensagens transmitidas em suas obras. A leitura será aberta ao júri e público geral, no dia 12/10 (sábado), às 10h, no anfiteatro da Pinacoteca Municipal.

SERVIÇO – Abertura do 51º Salão de Arte Contemporânea. Dia 11/10, às 20h, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra (rua Moraes Barros, 233, Centro). Entrada franca. Informações: .

 

Informações sobre o evento

Datas e horários

11/10/2019–16/11/2019

Visitação até 16/11, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 13h às 17h.

Local

Pinacoteca Municipal Miguel Dutra

Rua Moraes Barros, 233

Centro

CEP 13400-350

Piracicaba, SP

  • (19) 3433-4930

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta