Este evento já ocorreu

Concertos comemoram os 252 anos de Piracicaba

Concertos da Temporada 2019 acontecem no Teatro Dr. Losso Netto – foto Rodrigo Alves

Foto: Rodrigo Alves

As comemorações oficiais pelo aniversário de 252 anos de Piracicaba serão encerradas neste sábado (31), pela OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 17h30 e 20h. Para as apresentações, o conjunto de música clássica convidou o maestro alemão Knut Andreas e o violoncelista piracicabano André Micheletti. As sessões são gratuitas e contam com obras dos compositores Tchaikovsky, Saint-Saëns e Strauss Jr.

De Tchaikovsky, a OSP interpreta a “Sinfonia no.2, em dó menor, op.17”. A obra em quatro movimentos é conhecida como “Pequena Russa”, por utilizar temas populares e folclóricos da Ucrânia, chamada de Pequena Rússia. “É como se o compositor fizesse um passeio por pequenas aldeias do século 19, participando de festas e danças populares. O final é contagiante, figura entre as páginas mais brilhantes do gênero de sinfonias”, explica o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP.

Um dos mais populares compositores de música clássica de todos os tempos, Tchaikovsky é conhecido pela intensidade dramática das óperas, sinfonias, concertos, coros, músicas de câmara e obras para o balé e o teatro. Sua vida pessoal é pontuada por polêmicas, em contraponto à carreira de sucesso. “É um compositor que representa a própria essência da orquestra, com conhecimento de cada instrumento, o que o fez um mestre da escrita sinfônica. Tudo o que escreveu soa magistralmente”, explica o maestro.

Do austríaco Johann Strauss Jr., o programa traz a Abertura da opereta “O Morcego”, de 1874, considerada a sua obra-prima, que lhe garantiu fama e reconhecimento internacional. Filho do também notável Johann Strauss, o compositor é o responsável por introduzir um estilo de opereta caracterizado pelo exotismo e por estruturar a partitura em torno da dança, em especial a valsa, e ficou conhecido em seu país como “o rei das valsas”. A peça exalta a alegria de viver em Viena.

A composição que recebe o solo de André Micheletti é “Concerto no.1, para violoncelo e orquestra”, de 1872, do francês Camille Saint-Saëns. “É um concerto que explora todo o potencial do instrumento, em especial a riqueza de seu registro grave médio”, lembra o maestro Jamil Maluf, que destaca ainda a escolha de Micheletti como solista no aniversário de Piracicaba: “reconhecido como um dos principais instrumentistas de violoncelo no país, é um piracicabano que se projetou pela qualidade técnica e precisão na execução das obras. Será um presente para a cidade de Piracicaba, no mês de aniversário de 252 anos”.

Para a retirada dos ingressos gratuitos, o público deve acessar o site  www.megabilheteria.com a partir das 9h desta quarta, quando estarão disponíveis os bilhetes para a sessão das 20h. Tão logo a capacidade da sala de espetáculos se esgote, serão disponibilizados os ingressos para o concerto das 17h30.

A distribuição presencial dos ingressos (um quarto da capacidade da sala de espetáculos) ocorre no próprio sábado (31), na bilheteria do Teatro Dr. Losso Netto, a partir de uma hora antes de cada sessão.

Os ingressos retirados com antecedência têm validade até 15 minutos antes de cada concerto e as poltronas remanescentes serão liberadas a quem estiver no teatro no ato das sessões, na fila de espera.

 

Informações sobre o evento

Datas e horários

31/08/2019

às 17h30 e 20h

Local

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

Av. Independencia, 277

CEP 13419-160

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis

Distribuição de ingressos no www.megabilheteria.com ou pessoalmente, na bilheteria do Teatro, uma hora antes de cada espetáculo. Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br ou (19) 3433-3264 e 3434-2168.

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta