Este evento já ocorreu

Diego Figueiredo apresenta ‘A história do violão brasileiro’ na Biblioteca Pública

Diego Figueiredo

Diego Figueiredo foi indicado ao Grammy Awards 2019 e premiado no Montreux Jazz Festival na Suíça. (foto: João Henrique Steffen)

Diego Figueiredo, considerado um talento no violão e na guitarra no cenário internacional, apresenta em Piracicaba a turnê “A história do violão brasileiro”. O show gratuito acontece nesta quarta-feira (20/09), às 19h, na Biblioteca Pública Municipal. A agenda do músico na cidade está cheia: durante o dia, ele fará uma apresentação especial e intimista no Lar dos Velhinhos e um workshop na EM “Joaquim Carlos Alexandrino de Souza”, compartilhando com os alunos suas técnicas e o estilo próprio que lhe abriu as portas para o mundo.

Com 30 CDs e 3 DVDs lançados, além de shows em mais de 60 países, Diego Figueiredo apresenta a música instrumental brasileira, com foco na importância do violão, cronologicamente à história de seus grandes representantes como Dilermando Reis, Baden Powell, Luis Bonfá, Bola Sete, Paulinho Nogueira e Laurindo Almeida. No palco, ele estará acompanhado dos músicos Marcílio Garcetti (percussão) e Alexandre Martins (teclado).

O show traz, ainda, um repertório autoral de bossa nova, jazz e blues, e também músicas conhecidas do grande público, de mestres como Tom Jobim, Villa-Lobos e Vinicius de Moraes, além de obras clássicas do cancioneiro popular como Luiz Gonzaga.

Radicado nos EUA, Diego é reconhecido por sua maneira única de tocar, virtuosa, moderna e inovadora, unindo a música brasileira ao jazz. “A música instrumental brasileira é riquíssima e talvez seja nosso maior patrimônio. No exterior, é o gênero que mais nos representa. Por isso, neste projeto, priorizamos a excelência musical, oferecendo ao público um show de nível internacional, ressaltando a música instrumental em sua essência e mais alta relevância”, diz o músico.

Democratização da música e cultura

O projeto “A história do violão brasileiro” tem como objetivo democratizar a música e a cultura, formar plateia, fomentar a música instrumental e construir perspectivas de ampliação e valorização do instrumentista brasileiro. Por isso, na quarta-feira (20/09), às 15h30, Diego realiza um workshop gratuito com os alunos da EM “Joaquim Carlos Alexandrino de Souza” (Rua Paulo Brunhs, 441 – Jardim Caxambu).

“No encontro vou abordar a história e o resgate do violão brasileiro, passando por todas as suas vertentes, e a importância do violão no cenário nacional como instrumento de socialização e desenvolvimento humano. Vamos discutir ainda o tema sobre ‘ser possível viver de música instrumental no Brasil”, explica Diego Figueiredo.

No mesmo dia, às 14h, Diego e os músicos fazem uma apresentação especial no Lar dos Velhinhos de Piracicaba (Av. Torquato da Silva Leitão, 615). “Vamos levar um pouco de alegria e boa música para os idosos, que necessitam de todo carinho e atenção”, ressalta o músico.

Premiado pelo ProAC, com realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado de São Paulo, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura e da Biblioteca Pública Municipal. A turnê contempla oito cidades do interior do estado de São Paulo: Franca, Ribeirão Preto, Campinas, São Joaquim da Barra, Piracicaba, Americana, Barretos e Brodowski.

 

SERVIÇO

Diego Figueiredo – Show ‘A história do violão brasileiro’

Data: quarta-feira (20/09) – 19h

Local: Biblioteca Pública Municipal – Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro – Piracicaba/SP

Informações: (17) 3322-2955 ou 3322-2055

Nas redes:  https://www.diegofigueiredo.com/

Informações sobre o evento

Datas e horários

20/09/2023 19:00

Local

Biblioteca Municipal

Rua Saldanha Marinho , 333

CEP 13400-210

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta