Este evento já ocorreu

Sinfônica de Piracicaba apresenta obras de Dvořák e Brahms

Orquestra Sinfonica de Piracicaba – foto Nanah DLuize

Orquestra Sinfônica de Piracicaba. (foto: Nanah DLuize)

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) apresenta ao público obras de dois dos mais importantes compositores do romantismo musical, o checo Antonín Dvořák e o alemão Johannes Brahms. As sessões acontecem no dia 23 de setembro, às 16h e 19h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Os ingressos gratuitos podem ser retirados pela internet ou presencialmente.

A regência será do maestro Helder Trefzger, diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo. Com mais de 30 anos de carreira, ele já atuou como regente convidado das principais orquestras sinfônicas brasileiras, entre elas a do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Minas Gerais, Campinas, Sergipe, Mato Grosso, Brasília, Bahia e Paraíba, além de orquestras em Portugal, México, Polônia, Chile, Paraguai, Bulgária e Itália. Também gravou a trilha sonora do filme Lamarca, de Sérgio Rezende.

Programa

A primeira peça do programa é a “Suíte Americana, Op. 98a”, composta durante a estadia de Antonín Dvořák nos Estados Unidos, em 1894. Originalmente escrita para piano a quatro mãos, recebeu orquestração mais de um ano após o retorno do compositor àquele país e sua estreia ocorreu apenas em 1910, seis anos após a morte de Dvořák, que viveu em território americano 1892 e 1895.

A composição foi encomendada pela Orquestra Sinfônica de Boston, que desejava uma peça com elementos da música popular americana. “É uma obra que encanta e fascina ouvintes em todo o mundo com sua mistura única de tradições musicais europeias e americanas”, diz o maestro Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP.

Os cinco movimentos representam diferentes regiões americanas e são inspirados em temas e danças populares, na cultura negra e nos nativos americanos, ao passo que o último movimento, “Allegro”, de tema enérgico, remete ao final da “Sinfonia do Novo Mundo”, uma das obras mais famosas e criada por Dvořák pouco antes.

A OSP apresenta ainda a “Sinfonia nº 4 em mi menor, Op. 98”, a última obra sinfônica de Johannes Brahms, composta em 1885, depois de um longo período de silêncio do alemão – que ficou 10 anos sem compor uma sinfonia completa.

Dividida em quatro movimentos, é classificada como uma das mais complexas e profundas sinfonias do repertório do século 19. Apresenta uma variedade de temas e motivos musicais. É famosa por suas referências a outras obras musicais, como o tema do último movimento, baseado em uma canção popular alemã. “É uma obra que demonstra a habilidade de Brahms em incorporar elementos da música folclórica em suas composições”, contextualiza Knut Andreas.

Temporada 2023

Iniciada em março, a Temporada 2023 da OSP é realizada pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e tem o patrocínio prata da Hyundai e da Drogal, a Caterpillar como apoiadora e os parceiros Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan, Jornal de Piracicaba, Ibis Styles, Empem, MegaBilheteria, Padaria do Vovô e Monte Sul.

Os ingressos gratuitos devem ser retirados a partir das 10h de sexta-feira (22), no site megabilheteria.com. No dia do espetáculo, na bilheteria do Teatro do Engenho, serão disponibilizados 50 ingressos por sessão, com 30 minutos de antecedência (às 15h30 e 18h30). A OSP solicita a doação de um quilo de alimento não-perecível, em prol do Fundo Social de Solidariedade.

Serviço

Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado (23), às 16h e 19h, no Teatro Erotídes de Campos (av. Dr. Maurice Allain, 454, Engenho Central). Entrada gratuita. Mais informações: Facebook, Instagram @sinfonicapiracicaba ou no site oficial osp.art.br.

Informações sobre o evento

Datas e horários

23/09/2023

Local

Teatro do Engenho - Erotídes de Campos

Avenida Maurice Allain, 454

CEP 13405-123

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta