Sinfônica de Piracicaba divulga programação da Temporada 2024

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) divulga a programação da Temporada 2024, que segue de março a dezembro, com participações de maestros e solistas nacionais e internacionais. Os concertos acontecem no Teatro Municipal Erotides de Campos, Sesc Piracicaba, Teatro Estadual de Araras e na maior casa de concertos da América Latina, a Sala São Paulo, na capital paulista.

A programação foi elaborada pelo diretor artístico e regente titular da OSP, o maestro alemão Knut Andreas, e pelo diretor artístico associado André Micheletti. “No início da temporada focaremos no piano como instrumento solo e, ao longo do ano, teremos uma vasta variedade de obras, interpretadas por solistas e maestros convidados”, diz Andreas, que é natural de Potsdam, onde é regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim e da Orquestra Sinfônica Collegium Musicum de Potsdam.

Micheletti lembra que a OSP preza pela qualidade de seu corpo artístico e por proporcionar a democratização da música de concerto ao seu público. “O nosso desafio é o de alcançar cada vez mais as pessoas, por isso, é importante termos um repertório diversificado”, explica o violoncelista piracicabano, que é professor de música na USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto.

Programação

março

A abertura da temporada traz o pianista Rogério Zaghi como solista, que toca o concerto para piano do Scriabin. Raridades de Hanns Eisler (Abertura para uma comédia) e Dmitri Shostakovich (balé The Lady and the Hooligan) estão no repertório, sob regência de Knut Andreas e com apresentações em Piracicaba e na Sala São Paulo, nos dias 9 e 10 de março, respectivamente.

abril

Em abril, a OSP recebe a pianista Simone Leitão (Minas Gerais) e a regente Cinthia Alireti, regente titular da Orquestra Sinfônica da Unicamp, que interpreta composições de Jean Sibelius e o concerto para piano de Edvard Grieg.

maio

Em maio, o destaque fica por conta do jovem fagotista Mateus Távora, do Rio de Janeiro, que interpreta o concerto para fagote de Carl Maria von Weber. Sob regência de Knut Andreas também estão no programa obras de Sergei Prokofiev e Edward Elgar.

junho

Já em junho, o público irá se emocionar com os maiores sucessos da cantora Tetê Espíndola, que se apresenta com os integrantes de sua banda e comemora os seus 70 anos. A regência é do piracicabano Jamil Maluf, maestro emérito da OSP. Estão previstos sucessos como “Escrito nas Estrelas”, “Cunhataiporã”, “Curupaco”, “SuperLua”, “Devoção”, “Paisagem Uvial”, entre outros.

julho

A programação de julho homenageia os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Obras de Ernst Mahle, Aaron Copland e Max Bruch recebem a participação especial de Ovanir Buosi Jr., primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob regência de Knut Andreas. “Com Ovanir Buosi como solista ouviremos uma das obras mais complicadas para o clarinete, que é o concerto do norte-americano Copland”, explica Knut Andreas.

agosto

Em agosto, quando Piracicaba completa 257 anos, o programa traz a grandiosa obra “Carmina Burana”, de Carl Orff, com as participações do Coro Universitário Mackenzie e dos solistas Maria Sole Gallevi (soprano), William Manoel (tenor) e Johnny França (barítono). Em Piracicaba, o concerto recebe a regência do maestro Parcival Módolo e, na Sala São Paulo, de Knut Andreas.

setembro

A temporada segue em setembro, com concertos dedicados a Joseph Haydn e Carl Nielsen, sob regência do norte-americano Ira Levin, que atuou como diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e como regente titular em várias orquestras na Alemanha. Levin é internacionalmente conhecido pela grande versatilidade de suas atividades musicais e regeu mais de 1200 récitas de 100 títulos de ópera.

outubro

Um concerto especial para as crianças está previsto para o mês de outubro, quando a OSP apresenta o espetáculo ABC do Dó, Ré, Mi, que mescla música, humor e performance teatral. Ainda em outubro, a orquestra referência o inglês Ralph Vaughan Williams e uma de suas obras mais notáveis, o “Concerto para tuba e orquestra”, que destaca a tuba como instrumento solo em uma composição sinfônica. A peça conta com a participação do tubista da OSP, Dante Capacla, sob regência de Knut Andreas.

novembro

Em novembro, a OSP faz um concerto especial, dedicado ao renomado compositor de trilhas sonoras John Williams, com narrações de Washington Poppi e regência de Jamil Maluf. No programa estão temas dos filmes E.T., Indiana Jones, A Lista de Schindler e Star Wars.

dezembro

O encerramento da temporada, em dezembro, será marcado pela apresentação do clássico “Lago dos Cisnes”, de Piotr Ilitch Tchaikovski, com a participação especial da Companhia Estável de Dança de Piracicaba. A direção do espetáculo é de Camilla Pupa e a regência de Knut Andreas.

Apoio Cultural

Os concertos que acontecem em Piracicaba e em Araras são promovidos por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e contam com o patrocínio prata da Drogal, Hyundai e Phinia; com parceria da Empem, Ibis Styles Piracicaba, Jornal de Piracicaba, MegaBilheteria, Monte Sul, Padaria do Vovô, Rádio Jovem Pan e Rádio Educativa FM; e apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural.

Serviço
Temporada 2024 da OSP – Orquestra Sinfônica de Piracicaba
Programação completa pode ser conferida no site oficial da OSP (osp.art.br) ou nas redes sociais facebook.com/sinfonicapiracicaba e instagram/sinfonicapiracicaba.

 

Informações sobre o evento

Datas e horários

09/03/2024–20/12/2024

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Valores: consulte o organizador
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta