Este evento já ocorreu

Sinfônica de Piracicaba faz estreia mundial de obra neste sábado

 

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) faz a estreia mundial da composição do paulista Alexandre Guerra, “Concerto Místico para Cello e Orquestra”, com solos do piracicabano André Micheletti e regência do maestro alemão Knut Andreas. Os concertos acontecem neste sábado (22), às 16h e 19h, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos a partir da sexta (21).

Programação

“Concerto Místico para Cello e Orquestra” é inspirado no mito de Hermes Trismegisto e seus princípios herméticos. Hermes, o primeiro dos alquimistas, teria vivido no Egito quinze séculos antes de Cristo. Foi transformado pelos egípcios em deus “Thoth” e, posteriormente, pelos romanos, em Mercúrio (“O mensageiro dos Deuses”). Deixou como legado o “Caibalion” e seus sete princípios.

O primeiro movimento, “O Mensageiro”, teve como inspiração a própria figura mítica de Hermes, enquanto “Polaridade”, o segundo movimento, propõe que tudo tem dois polos, e o terceiro movimento, “Gênero”, sugere que o feminino e masculino se manifestam em todos os planos.

No mesmo programa, a OSP apresenta ainda a “Sinfonia n° 5”, composta por Ludwig van Beethoven entre 1804 e 1808. “Esta sinfonia é um divisor de águas da música ocidental: traz uma das introduções musicais mais impactantes do repertório clássico e é considerada como a sinfonia mais famosa já escrita”, explica Knut Andreas.

A peça que abrirá o programa é “Andante Festivo”, composição de movimento único do finlandês Jean Sibelius, criada originalmente para quarteto de cordas em 1922 e que em 1938 recebeu versão para orquestra de cordas e tímpanos.

A Temporada 2023 da OSP é realizada com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). O patrocínio prata é da Hyundai e da Drogal, tendo como apoiadora a Caterpillar. São parceiros a Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan, Jornal de Piracicaba, Ibis Styles, Empem, MegaBilheteria e Monte Sul.

Os ingressos para o concerto estarão disponíveis a partir das 10h de sexta (21), no site megabilheteria.com (limitados a dois convites por CPF cadastrado). No dia do espetáculo serão disponibilizados 50 ingressos por sessão, 30 minutos antes (às 15h30 e 18h30), na bilheteria do Teatro do Engenho. A OSP solicita a doação de um quilo de alimento não-perecível, em prol do Fundo Social de Solidariedade.

O Solista

Piracicabano, André Micheletti é professor na USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, além de diretor artístico associado da OSP e e chefe do naipe de violoncelos. Tem duplo doutorado pela Indiana University, em Bloomington, e mestrado pela Northwestern University, em Chicago. Foi premiado como melhor intérprete de Música Brasileira nos Concursos Estimulo aos Jovens Solistas do Brasil e no Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil e vencedor do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório. Apresentou-se à frente das sinfônicas Jovem do Estado de São Paulo, de Heliópolis (Baccarelli), Campinas, Belém e Goiás, OER, Camerata Fukuda, North Shore Chamber Orchestra (EUA), Bach Gamut Ensemble (EUA) e USP Filarmônica.

O Compositor

O paulista Alexandre Guerra é membro da Sociétaires Professionnels, na França, e da World Soundtrack Academy, na Bélgica. É bacharel em composição para cinema pela Berklee College of Music, em Boston. Suas obras vêm sendo executadas por importantes orquestras, como as Sinfônicas Nacional, de Budapeste e da Romênia e Filarmônica de Montevideo. Em 2022 foram 22 concertos por 11 diferentes orquestras. A Orquestra Sinfônica do Paraná fez oito récitas para 16 mil pessoas de seu balé, “Lendas Brasileiras”, e, em Manaus, a Orquestra de Câmara do Amazonas dedicou um programa exclusivamente a suas obras.

Serviço

Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado (22), às 16h e 19h, no Teatro Erotides de Campos (av. Dr. Maurice Allain, 454, Engenho Central). Informações: Facebook, Instagram @sinfonicapiracicaba ou no site oficial osp.art.br.

Informações sobre o evento

Datas e horários

22/07/2023

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta