12º Festival Nacional de Teatro terá Workshop de Direção Teatral

5c2ba-fentepira-2010O maior evento fomentador de público de teatro da região, o Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (Fentepira), chega em 2017 a sua 12ª edição, com várias atividades que acontecerão de 24 de outubro a 12 de novembro. Antes da mostra principal, que reunirá espetáculos em diversos espaços da cidade entre os dias 3 e 12 de novembro, o evento contará com o Workshop de Direção Teatral, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, das 19h às 22, no Senac Piracicaba. Os interessados em participar devem ser inscrever, antecipadamente, no site da instituição.

A atividade, que compõe também a programação da Mostra Senac de Artes Cênicas, será ministrada por Moacir Ferraz de Carvalho Filho e tratará da concepção coreográfica da cena e da encenação criada a partir do trabalho do ator. Por meio da análise de espetáculos gravados, serão debatidos temas referentes à direção como, por exemplo, a concepção da iluminação e da sonoplastia como elementos que constituem a dramaturgia.

Moacir Ferraz de Carvalho Filho é mestre em artes pela Unicamp. Professor, ator e diretor teatral, é integrante da Boa Companhia, de Campinas, desde 1993. Participou dos principais festivais de teatro do Brasil, além de ter realizado apresentações pontuais e temporadas em diferentes estados do país e do exterior.

CARÁTER PEDAGÓGICO – O evento contará ainda com outras oficinas e workshops. O caráter pedagógico do Fentepira será marcado pelas residências artísticas, que serão conduzidas por três grupos teatrais de 3 a 12 de novembro. A atividade consiste em analisar os espetáculos da mostra principal do festival.

De 6 a 11 de novembro acontece a 24ª Mostra de Teatro Infantil, o mais tradicional fomentador das artes cênicas entre crianças e adolescentes de Piracicaba e região. Na mostra, que acontece no Galpão 5 do Engenho Central e no Teatro Erotides de Campos, participam apenas grupos de escolas do ensino público ou particular.

O 12º Fentepira também oferecerá 10 palestras gratuitas entre os dias 3 e 5 de novembro, que acontecerão no Ponto de Cultura Garapa, Sesc e Floreia Teatro. Os temas e horários serão divulgados em breve e não requer inscrição prévia.  A realização é da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo.

Deixe um comentário